17 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

"Ele tem que dar certo", diz Mário sobre Gilmar Olarte

Declaração revela desespero de um PMDB que tenta resgatar Gilmar Olarte do buraco, nada fantasma, que ele próprio cavou

Acabou há pouco a reunião entre o prefeito Gilmar Olarte e a bancada municipal do PMDB.O encontro aconteceu no gabinete de Olarte no Paço Municipal e começou com quase uma hora de atraso, pois o chefe do executivo municipal estava em reunião com o ex-governador do Estado André Puccinelli no apartamento do peemedebista. 

Segundo o presidente da Câmara, vereador Mário César, a reunião foi positiva, e o PMDB conseguiu sensibilizar Olarte de que ele precisa tornar sua gestão eficiente e mostrar resultados. "Nós do PMDB temos responsabilidade com Campo Grande e temos condição de cobrar isso do prefeito e ajudar no processo, aliás a sociedade exige isso do PMDB. O que pedimos a ele é que faça o que precisa ser feito, ele tem que se ater em não lançar coisas que não pode cumprir para não gerar uma expectativa na população", disse Mário.

Ainda de acordo com o presidente da Câmara, o PMDB, como maior bancada da Casa, cobrou de Olarte resultados em algumas pastas específicas como administração, finanças, obras, cultura e repassou ao prefeito sugestões para que ele possa garantir a governabilidade. As palavras de Mário deixam claro que o PMDB busca convencer Olarte de que ele precisa trabalhar conforme a música e de fato administrar a cidade, e o PMDB parece disposto a orientá-lo em um campo que está aclaro é desconhecido por Olarte.

"Ele tem que dar certo. Cobramos dele planejamento, ele disse que vai apresentar o planejamento desse ano de todas as pastas para todos nós. Não demos ainda um prazo, mas isso tem que ser rápido".

Já o líder do PMDB, Vanderlei Cabeludo disse esperar resultados em no máximo três meses. Sobre o encontro entre Olarte e Puccinelli, o vereador acredita ser natural e não vê a atitude de Olarte como um pedido desesperado de ajuda na tentativa de fazer do ex-governador seu "anjo da guarda" junto ao PMDB. "É normal ele procurar o André, que é a maior liderança do PMDB no Estado e é muito experiente. O Bernal quando era prefeito também ia na casa do André também", disse.

Raio X

Edil Albuquerque, líder do prefeito na Câmara, explicou que a reunião serviu para os vereadores do PMDB tomassem conhecimento das ações do prefeito e destacou que a realidade de 2015 será melhor que a do ano anterior devido às novas conjunturas políticas e econômicas nacionais. "Ano passado tivemos muitos problemas. Tivemos Copa do Mundo e Eleições, isso tudo gera um retrocesso financeiro. Hoje os secretários conseguiram mostrar aos vereadores o posicionamento das ações que foram planejadas para 2015 e mostrar que houve sim avanços do ano passado para cá mesmo com todas essas dificuldades. Fizemos um grande raio x".

Em discurso afinado com Edil, o secretário de finanças André Scaff ressaltou que a prefeitura desde ano passado tem trabalhado com adequações financeiras para reduzir custeios e poder dar maior impulso na retomada de obras. "Desde ano passado estamos fazendo adequações e hoje todos os secretários puderam mostrar aos vereadores o que de fato está sendo feito. O secretário de administração, por exemplo, mostrou tudo que está sendo feito para reduzir custeio de despesas e redução da folha."

Também participaram da reunião os vereadores: Carla Stephanini, Magali Picarelli e Paulo Siufi. O prefeito não quis atender a imprensa. 

Trio de mulheres vai definir seu próprio jogo na Capital
ELEIÇÕES 2024
há 1 hora

Trio de mulheres vai definir seu próprio jogo na Capital

Com 86 pontos alagados, prefeita mobiliza 13 equipes na Capital
PERÍODO CHUVOSO
há 9 horas

Com 86 pontos alagados, prefeita mobiliza 13 equipes na Capital

Delcídio do Amaral enfrenta revés judicial em caso de propina milionária
TJMS
há 10 horas

Delcídio do Amaral enfrenta revés judicial em caso de propina milionária

Brasil subirá mais, tornando-se a 8ª maior economia do mundo
ECONOMIA | FMI
há 13 horas

Brasil subirá mais, tornando-se a 8ª maior economia do mundo

Bolsonarista que presidiu a Aprosoja é alvo da PF em MS
OPERAÇÃO LESA PÁTRIA
há 1 dia

Bolsonarista que presidiu a Aprosoja é alvo da PF em MS

Verruck, 'um dos intocáveis', nega candidatura que incendiou prós, contras e "próximos"
SEM FIO DA MEADA
há 1 dia

Verruck, 'um dos intocáveis', nega candidatura que incendiou prós, contras e "próximos"