24 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Em sua 13ª fase, Lava Jato prende operador de empreitera de São Paulo

A- A+

A Polícia Federal realiza na manhã desta quinta feira, a 13ª fase da operação Lava Jato e cumpre em São Paulo um mandado de prisão. O objetivo desta fase é investigar os crimes de dois operadores financeiros do esquema de corrupção na Petrobras.

O preso em São Paulo é Milton Pascowitch, apontado como operador da empreteira Engevix em contratos da Petrobras. A força-tarefa da Lava Jato investiga as ligações de Pascowitch com o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque e com o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. A empresa de consultoria de Pascowitch, a Jamp, fez pagamentos de R$1,4 milhão à firma de consultoria de Dirceu, em 2011 e 2012.

Também estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão: dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais. Em uma das buscas os policiais federais recolheram obras de arte de um dos investigados.

Outra medida que está em execução é a de condução coercitiva (ordem judicial para prestar depoimento às autoridades) para obter o testemunho do irmão de Pascowitch, José Adolfo. Os mandados de busca e apreensão em São Paulo foram cumpridos nas casas dos irmãos Pascowitch.