PRESTAÇÃO DE CONTAS

MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MS

REVIVA
terça, 23 de abril de 2019

Ministra Tereza Cristina

Empoderada por apoios, Tereza Cristina ensaia gestão revolucionária

Por: Redação08/01/2019 às 10:26
ComentarCompartilhar

Tratada com excelência desde o início da campanha presidencial por Jair Bolsonaro (PSL) e incensada pelas vozes mais expressivas da interlocução republicana em todos os segmentos, a ministra Tereza Cristina (DEM), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tem quase tudo para uma gestão histórica e, segundo confiantes aliados, revolucionária. 

Quase tudo porque a ministra tem diante de si o eterno imbroglio dos conflitos fundiários, que a colocam no caminho pedregoso de mal-humorados protagonistas dos movimentos de sem-terra, índios e ambientalistas. Afora este senão, que promete muitos lances de acirrado embate, a deputada federal reeleita e licenciada do mandato para comandar o Mapa, assume este que talvez seja o mais importante período da economia brasileira num compartimento que ela conhece de cor e salteado: o do agronegócio.

Produtora rural e formada em Engenharia Agronômica, a campograndense Tereza Cristina vive aos 64 anos o que até agora é o clímax de sua vida publica. Está no topo do que se poderia classificar de "alto clero" do governo brasileiro. Para isso, e mesmo no centro de polêmicas ferozes, acumulou méritos. No âmbito local, foi secretária de Desenvolvimento, liderou agendas vitoriosas da mobilização ruralista e emprestou a sua capacidade política em campanhas eleitorais bem-sucedidas.

No plano nacional, está entre as lideranças congressuais mais ativas e respeitadas, com reconhecida influência em Brasília. Entre outras investiduras de realce, foi líder da bancada do PSB, relatou e articulou projetos importantes, além de presidir a Frente Parlamentar da Agropecuária, grupo formado inicialmente por 27 senadores e 209 deputados federais, apoiado por mais de 40 organizações do setor. 

A reforma agrária, com segurança jurídica aos produtores e garantia de direitos aos autênticos trabalhadores rurais e povos originários, é uma de suas prioridades, ao lado da agricultura familiar, da redução de juros para o crédito agrícola, da incorporação de novas áreas ao sistema produtivo, da conciliação meio-ambiente-agronegócio e dos investimentos em tecnologia no campo. Estas e outras pautas estão na agenda que põe Tereza Cristina entre os nomes governamentais sob as maiores expectativas nacionais.

FORÇA - O que não se pode tirar da ministra é a tranqüilidade, mesclada de certezas e otimismo com as possibilidades da economia brasileira, notadamente pelo potencial produtivo. Na sua posse e na posse dos secretários do Mapa a presença maciça de autoridades políticas, empresariais e do Governo atestou que a confiança da ministra é contagiante.

Lá estavam, entre outros, os ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; e da Cidadania, Osmar Terra, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Antonio de Vasconcelos Benjamin; o ex-presidente da Petrobras, Pedro Parente; o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira; o representante da FAO, Rafael Zavala; o diretor do Agronegócio do Banco do Brasil, Marco Túlio, além de deputados, senadores e representantes do setor privado, como o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Marcio Freitas.

Outro desafio, é a lei flexibilizando a comercialização de defensivos químicos na agricultura. A atuação da deputada Tereza Cristina foi fundamental para que a maioria da Câmara aprovasse o projeto, protagonismo aplaudido pelos ruralistas e metralhado pelos ambientalistas, que não perdoaram a parlamentar e deram-lhe o epíteto de "menina veneno". 

 

 

Deixe seu Comentário

TV MS

03 de abril de 2019
Revoada de balões em alusão ao Dia Mundial de consciencização ao autismo

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MSRua Rodolfo Andrade Pinho, 634
CEP 79090.050 - Vila Taveirópolis
Campo Grande/MS
 (67) 99150.1270
Editorias
Institucional
Mídias Sociais
© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma