24 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Governador recebe embaixador do Japão e firma parcerias nas áreas de segurança pública e tecnologia

A- A+

Com objetivo de fortalecer as relações diplomáticas e comercias entre Mato Grosso do Sul e Japão, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, recebeu na tarde de hoje, em seu gabinete, a visita do embaixador do Japão no Estado, Kunio Umeda.

Reinaldo e o embaixador discutiram possibilidades de parceria entre Japão e Mato Grosso do Sul para fortalecer a cultura japonesa no Estado e garantir o crescimento da economia sul-mato-grossense.

Segundo governador, ele e o embaixador conversaram sobre possibilidade de que o Japão possa auxiliar o Estado com fornecimento de tecnologia, medicamentos e equipamentos médicos a serem utilizados na construção e manutenção do Hospital do Pantanal. "Já discutimos sobre construção do hospital em Brasília com presidente Dilma Rousseff, e agora que temos possibilidade de trocar conhecimento com Japão e contar com o país como parceiros, vamos reforçar essa proposta para presidente que em dezembro estará no Japão", disse Reinaldo.

O governador destacou a importância da colônia japonesa na construção e desenvolvimento do Estado e se comprometeu em desenvolver estudos para atender o pedido do embaixador. "Gostaríamos que a língua japonesa fosse ensinada nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul, pois temos muitos desdentes que vivem aqui", disse o embaixador japonês.

"É importante estreitar esse relacionamento porque a colônia japonesa contribuiu muito para desenvolvimento do Estado. Nós devemos muito a eles que vieram para o Brasil há mais de 100 anos", disse Reinaldo. Outra parceria que pode ser desenvolvida partir do encontro de hoje é em relação à implantação da Polícia Comunitária, programa de segurança pública preventiva implantando com sucesso no Japão, que, segundo governador, poderá ser instituído no Estado com projeto piloto usando conhecimento e modelo japonês.

Por fim, o embaixador do Japão e o governador acertaram para novembro visita do príncipe de da princesa do Japão ao Estado para o casal real possa conhecer de perto as belezas de Mato Grosso do Sul.