28 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Governo de MS criará Parque Tecnológico Internacional para fomentar pesquisas

A- A+

A área de pesquisa e inovação tecnológica, em Mato Grosso do Sul irá receberá um investimento orçado em R$ 10,5 milhões. Na manhã de hoje (30), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) assinou a autorização para contratar pelo menos 95 projetos que serão desenvolvidos no Estado. 

O ato ocorreu durante a primeira reunião do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, na sede do CREA/MS e contou com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia Aldo Rebelo (PCdoB). “Agora será aberto um edital. As pessoas interessadas podem apresentar seus projetos, e aquilo que a comissão entender que é fundamental para ajudar na inovação, na ciência, na transversalidade que transformará a vida da sociedade terão prioridade”, disse o governador. Na oportunidade também foram empossados os integrantes que irão compor o Fórum em Mato Grosso do Sul.

Segundo Reinaldo, o órgão será um instrumento de parceria com o governo estadual que facilitará o investimento às novas propostas. “Discutir um fundo de ciência e tecnologia, fazer de Mato Grosso do Sul um estado digital, é um canal que temos de aprimorar. O aporte financeiro já existe, mas, nunca foi cumprido. Queremos  difundir uma cultura e trabalhar com organismos de pesquisa”, ressaltou.

Como forma de impulsionar pesquisas no Estado, será implantado um Parque Tecnológico Internacional no município de Ponta Porã, que de acordo com o ministro Aldo Rebelo proporcionará um suporte  às  iniciativas de universidades e pesquisadores de Mato Grosso do Sul. "É um projeto ousado. A ideia é um parque internacional para atrair universidades, empresas, incubadoras, tendo como referência a própria vocação do Estado. Ficará na fronteira entre Paraguai com Brasil”, informou. Aldo acrescentou ainda, que o ministério tem sido atuante no auxílio de projetos de pesquisadores no Estado com a concessão de bolsas por meio do Conselho Nacional Científico e Tecnológico (CNPq). 

Quatro programas já tiveram chamada pública após passarem por seleção em 2013 e 2014. O resultado final de enquadramento das propostas aprovadas foi divulgado no primeiro semestre de 2015.