20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Em análise

Governo Federal envia orçamento de 2016 e congresso promete "rigorosa apreciação"

A- A+

O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou nesta quarta-feira (2) que o projeto do Orçamento de 2016, encaminhado pelo governo federal na última segunda-feira (31), será submetido a uma "rigorosa apreciação" do Congresso Nacional.

Deputados e senadores, podem buscar alternativas para superar o déficit de R$ 30,5 bilhões previsto para o próximo ano, embora esse não seja um dever do Congresso, conforme destacou o presidente do Senado.

De acordo com a Agência Senado, Calheiros afirmou que “o Congresso tem a responsabilidade de apreciar o Orçamento, de qualificar o Orçamento, e se o Congresso encontrar saídas, melhor, mas o Congresso não tem a responsabilidade, apontou.

“Saída”
Calheiros ainda afirmou que a saída para o déficit não passa pela criação de novos impostos. “O povo brasileiro já não aguenta elevação da carga tributária e aumento de impostos e cobra contrapartida, redução da máquina, corte de ministérios, redução de cargos em comissão. Eu acho que esse é o primeiro passo que tem que ser dado”, destacou. Na ocasião, o presidente do Senado afirmou que o Congresso precisa ter "bom senso, ponderação e equilíbrio" e evitar aprovar medidas que elevem os gastos públicos.