29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

POLÍTICA

Nilva assume MDB Mulher e renova confiança na superação de desafios

Convenção manteve Duarte à frente da Executiva e prestou homenagens a Beth Puccinelli

A- A+

Com a presença do ex-governador André Puccinelli e emocionantes saudações de carinho e reconhecimento a protagonismo de sua mulher, Beth Pucinelli, o Diretório do MDB de Campo Grande realizou no sábado (28), sua convenção para, em chapas únicas, conservar Ulisses Duarte na presidência da Executiva Municipal e eleger Nilva Santos para presidir o departamento feminino do partido.

Os dirigentes assinalaram que o partido está pronto e motivado para enfrentar e responder às suas grandes prioridades, principalmente fortalecê-lo e recuperar espaços políticos e eleitorais que perdeu, além de criar as condições para o lançamento de um grande e qualificado número de candidaturas em 2020. O interesse de concorrer com a própria chapa na sucessão campograndense foi frisado e reafirmado pelas lideranças que se manifestaram no evento, entre as quais o próprio Puccinelli – que negou intenção de ser candidato -, o ex-senador Waldemir Moka, ex e atuais deputados estaduais e membros dirigentes.

A eleição do MDB Mulher acrescentou um tempero especial. Muito querida e respeitada pela militância, Nilva Santos foi aclamada para conduzir o segmento e fazer dele uma das peças fundamentais na engrenagem da revitalização partidária, como bem destacaram Puccinelli e a sua esposa, Beth, a ex-deputada Antonieta Amorim, a ex-secretária de Assistência Social e do Trabalho, Tânia Garib e a ex-vereadora Carla Stephanini. Elas, de acordo com Ulisses Rocha, constituem diferenciais qualitativos na conjuntura política de Mato Grosso do Sul.

FORÇA ORGANIZADA

Nilva Santos a esquerda recebe apoio de Beth Pucinelli. Foto: Divulgação  

“Sei que nada construirei sozinha. Somos uma força colegiada e organizada, com direção e militância, e quando prestamos homenagens a pessoas como a Beth, é um reconhecimento a quem sempre nos inspirou e nos deu exemplos sobre a importância do pensar coletivo, do pensar no bem-comum”, acentua Nilva Santos. Para os filiados, com as chapas únicas e as homenagens o MDB deu uma demonstração maiúscula de sua grandeza política e programática.

Nilva Santos salientou que os 15 mil filiados de Campo Grande compõem um grande e valoroso exército, fiel à historia do MDB e de seu vínculo com as aspirações fundamentais da sociedade, sobretudo a democracia, a liberdade, os direitos essenciais da pessoa, o desenvolvimento humano e a sustentabilidade. “Estamos fazendo aquilo que sempre fizemos, que é acreditar na democracia e fortalecer a sua pluralidade”, diz a nova presidenta.

Ela confirma objetivos eleitorais pré-definidos pelo MDB em Campo Grande, como os de ter a própria chapa na sucessão loca e lançar 58 nomes para a Câmara de Vereadores. Sobre as opções, Nilva Santos enfatiza que o partido conta com uma das maiores e mais qualificadas alternativas da cidade, sugerindo que vários desses nomes já estão sendo citados na imprensa e nos comentários da população. Mas ressalva: “Esta e outras questões são decididas pelo conjunto partidário, todos opinam, o debate é uma das marcas da formação democrática do MDB”.

HISTÓRICO

A nova presidente do MDB Mulher em MS, Nilva Santos.  

Paranaense de Astorga e vivendo em Campo Grande desde 1982, Nilva Santos tem 59 anos, é professora de Português, especialista em Gestão Publica e uma das mais atuantes ativistas políticas da cidade. Participou de lutas vitoriosas nas políticas publicas de inclusão social e direitos humanos, como a implantação e instalação da Creche Risoleta Neves, do Previsul. Também integrou as equipes que coordenaram e criaram o primeiro manual de Creche do Estado e um dos primeiros do País,  o Fórum em Defesa da Criança e do Adolescente e a criação do seu respectivo Conselho Municipal de Direitos.

Foi ainda secretária municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania, diretora técnica. De estilo sóbrio, reservado e não muito afeita aos holofotes, Nilva Santos goza da mais sólida confiança dos dirigentes e filiados do MDB, partido ao qual se dedica a todo tempo. Para ela, o MDB vive aprendendo com as vitórias e revezes, mas não anda de cabeça baixa. “Todos os brasileiros e o mundo sabem quais as razões e a essência do nome Movimento Democrático Brasileiro. Esta marca, que tanto nos engrandece e nos capacita, isso ninguém tira, está arraigada no seio da nossa sociedade, é da gênese da nossa constituição”, pontua.  

“Entendo que todas as forças políticas e sociais precisam potencializar ao máximo seu comprometimento com as causas humanistas, democráticas e da melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio do progresso sustentável. É neste contexto que estão algumas das maiores lutas da sociedade e, particularmente, do MDB Mulher, que são afirmação dos direitos plenos de gênero e a prevenção e o combate a toda forma de discriminação”, finaliza Nilva Santos.