18 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Otávio Trad pede mais rigor na construção e distribuição de moradias populares

A- A+

O vereador Otávio Trad (PTdoB) fez uso da tribuna na sessão de hoje (26) da Câmara Municipal de Campo Grande para dar continuidade aos reclamos feitos pela população na sessão itinerante da Câmara, no Bairro Nova Lima, quando foram hostilizados por alguns dos moradores. Um dos presentes chegou a dizer que “só aparecem (os vereadores) para pedir votos durante as eleições, depois somem”.

Os moradores aproveitaram o momento para repetir as reclamações que já se tornaram comuns a todas as regiões: falhas no atendimento à saúde, transporte coletivo precário e falta de segurança. Mas o item que mais chamou a atenção foi em relação às moradias populares. Os presentes chegaram a acusar que um dos comerciantes da região já havia recebido mais de 40 casas destinadas às famílias de baixa renda, e as comercializou, o que é flagrantemente ilegal.

Baseado nessas denúncias, Otávio Trad disse que a Câmara não pode ficar à parte desse debate, até porque negociar as unidades habitacionais recebidas constitui crime tanto para quem compra quanto para quem vende. E, retomando o Caso Homex, lembrou que foi necessária uma CPI para que os moradores contemplados conseguissem sanar a péssima qualidade da obra. “A Caixa Econômica teve que assumir e contratar uma terceira empresa para reparar os danos deixados por aquela construtora”, disse Trad.

O vereador Carlão (PSB), em aparte salientou que “a quantidade de problemas que existe na construção de moradias populares é imenso. Parece que as construtoras se preocupam apenas em apresentar qualidade nos imóveis para as classes mais favorecidas, mas quando é para os necessitados parece que nem é feito por profissionais. Quero ver o que podemos fazer por meio da Comissão de Obras para ajudar os mutuários”.

Enfatizando que a responsabilidade cabe em parte à Empresa Municipal de Habitação (Emha), que teria a responsabilidade de fiscalizar a qualidade dos imóveis e o controle de seu uso, para que o beneficiado ocupe efetivamente a moradia, Otávio Trad disse que esteve recentemente na inauguração do conjunto que leva o nome de seu avô, Nelson Trad, e que ali as construções apresentam, também, inúmeros problemas.