20 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Para petistas, desfiliações demonstram falta de ideologia partidária

A- A+

Embora o Partido dos Trabalhadores esteja perdendo filiados que ajudaram a compor  representatividade em cargos eletivos em Mato Grosso do Sul, os correligionários são unânimes em dizer que o PT segue firme e forte para disputar as eleições de 2016.

Segundo o deputado estadual Amarildo Cruz (PT), a legenda ainda apresenta lideranças fortes que podem ajudar o partido no interior do Estado, como em Itaquiraí distante a 402 Km da Capital. “Não vejo como prejuízo, apenas lamento e respeito a saída do Semy que é um militante histórico do PT. Ele saiu, mas, continua com as suas convicções, tanto que foi para um partido de esquerda fortíssimo que é o PSOL”, disse.

Na avaliação de Pedro Kemp, os militantes do PT precisam se reunir para superar a crise e buscar novas lideranças. Segundo Kemp, em 2016 o partido estará preparado para disputar as eleições tanto na Capital como em municípios do interior. “É natural que as pessoas queiram sair. Quem pensa em um projeto partidário continua no PT, agora quem está pensando em um projeto político pessoal vai para outro partido”, ressalta.

Em conformidade com a opinião de Kemp, Amarildo Cruz classifica a migração de Ruiter Cunha para o PSDB como “conveniência”. “Sempre soube que Ruiter estava no PT por conveniência, tanto que ele vai para um partido que é antagônico ao PT, que é o PSDB. Ele sempre teve pensamentos de direita”, critica Amarildo.

Há 26 anos no partido, João Grandão se mostrou cauteloso ao falar sobre as divergências internas dentro do partido e assegura que a legenda terá condições de superar as lacunas provocadas pelas desfiliações. “Evidentemente que o partido perde com isso. Eu não tenho a intenção de sair. Esse momento é um momento de crise e vai passar”, disse.

Já o deputado Cabo Almi sustenta que o partido sairá fortalecido  e seguirá a plataforma de trabalho em busca de novas conquistas. “O partido é muito maior do que as pessoas que estão saindo dele. Quem acha que o barco está afundando que pule, nós vamos salvar esse navio”,  afirma.

 O ex- secretario municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação da Capital, o engenheiro  Semy Ferraz deixou PT para migrar  para o PSOL. Já a ex-prefeita de Itaquiraí Sandra Cardoso Martins Cassone foi para o PR. O vereador de Coxim Adilson do Lago, conhecido como professor Bira filiou-se ao PDT. E Ruiter Cunha já sinalizou a ida para o PSDB. Recentemente Ricardo Ayache, que disputou as eleições para o Senado pelo PT, em 2014, demonstrou insatisfação com o partido e está ensaiando a saída para outra legenda, que ainda não definiu.