28 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

Paranaíba: pesquisa põe ex-prefeitos, vereadores e Semy como opção contra reeleição de Tita

A- A+

Com 400 entrevistas, intervalo de confiança em 95% e margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, pesquisa realizada pela empresa Referencial aponta em Paranaíba forte tendência de pulverização de candidaturas na sucessão municipal, um complicador para eventual projeto de reeleição do prefeito Tita Queiroz (PPS). Registrada dentro das exigências legais e obedecendo metodologia de reconhecimento universal, a amostragem apurou que em citações espontâneas os eleitores sinalizam intenções de voto para 17 declarados ou possíveis pretendentes, entre os quais os ex-prefeitos Mané Ovídio e Zé Brachiara; o vice-prefeito Fredson Freitas da Costa; o vereador e presidente da Câmara, Maikol Queiroz; o secretário de Governo, Andrew Robalinho; e o ex-deputado estadual Semy Ferraz.

Na pesquisa espontânea, Mané Ovídio lidera com 10% e é seguido por Tita ((6,8%); Maikol (6,3%);  Zé Brachiara (2,5%); Ronaldo Miziara (2,3%); Fredson e Kátia do Damião (1,8%); Rosely Braquiara e Andrew (1,3%); Semy Ferraz (1,0%); Flávio Cury (0,8%); Wilberto Amaral (0,5%). Com 0,3% de intenções de voto foram citados Baixinho, Ronaldo José, Adriano Caçula, Márcio Seragucci e Beto Mariano. Em nenhum deles ou em branco opinaram 30,5% dos entrevistados, enquanto 32,3% disseram não saber ou não responderam em quem votariam.

SURPRESA - A menção dos eleitores ao nome de Semy Ferraz surpreende. O engenheiro e ex-deputado estadual projetou-se politicamente morando em Campo Grande. No entanto, é natural de Paranaíba, onde sua família possui laços históricos. Isso explica a atenção prioritária que deu ao município em sua vida publica, tendo acumulado representações estaduais como diretor-presidente da Sanesul e da Agesul (antigo Dersul), além do mandato na Assembleia Legislativa. É irmão da ex-vereadora Alcita Ferraz.

Com a consulta pelo método espontâneo e a simulação de disputa entre oito candidatos, Semy aparece em terceiro lugar, com 9,5% das intenções de voto, atrás de Tita (15,8%) e Fredson (11,3%). Em outra simulação, disputando com Tita e Rosely, mulher do ex-prefeito Zé Braquiara, o ex-deputado surge em segundo, com 13,5%. À frente, o atual prefeito, com 19,5%, e em terceiro Rosely,  com 11,3%.

Filiado ao PSOL, depois de longa militância no PT, Semy Ferraz disse que ficou surpreso e feliz ao receber os resultados da pesquisa e encontrar seu nome no quadro das citações espontâneas. Entretanto, garantiu ser muito cedo para assumir qualquer tipo de candidatura: "Sou filho desta terra, aqui minha família tem uma sólida reputação, tem uma história construtiva, de realizações e respeito. Eu agradeço, de coração, ás pessoas que se lembraram do meu nome, mas as coisas vêm a seu tempo e eu não imponho projetos pessoais, sou sempre pelas vontades coletivas e legítimas", opinou.

A pesquisa também procurou saber dos eleitores em quem não votariam de jeito nenhum. O nome com a maior rejeição é do prefeito Tita, com 28%. Além de liderar a tabela de rejeições, Tita ainda enfrenta maciça resistência dos paranaibenses à sua gestão. A pesquisa indica que 65,8% dos eleitores nutrem a expectativa de mudar totalmente o modelo de administração em vigor; 10,3% querem poucas mudanças e só 9,3% desejam continuidade total do "modo Tita" de governar.