24 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Projeto prevê redução nos gastos com energia elétrica em prédios públicos

A- A+

Em sessão na manhã de hoje (3) na Assembleia Legislativa, a deputada Grazielle Machado (PR), apresentou o Projeto de Lei que dispõe sobre a adequação da iluminação pública, dos prédios públicos estaduais. A proposta prevê a substituição das atuais lâmpadas frias por lâmpadas de LED nos locais públicos, o que consome 85% menos energia que outras lâmpadas convencionais.

Grazielle salienta aspectos que implicam em ganhos para os cofres do estado, com a redução do valor e no consumo de energia e a contribuição com o meio ambiente na produção de energia limpa, o que diminui o lançamento de CO2 (Gás Carbônico) na atmosfera.

“Estudos mostram que a tecnologia LED diminui em até 50% da emissão de gás carbônico. Além disso, ocorre uma significativa economia para os cofres do Estado com a mudança de iluminação, pois uma lâmpada normal tem uma vida útil de mil horas, já a de LED chega a 50 mil”, explica a deputada.

O projeto não implica em aumento de gastos imediatos, uma vez que prevê a substituição das lâmpadas de forma gradual, mediante a reposição de lâmpadas queimadas e defeituosas.

Estudo Abilux

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) – se todos os Estados adotassem este mecanismo de substituição, o Brasil teria um grande ganho, pois a iluminação pública consome 3,5 da energia elétrica do país e, com esta mudança traria uma economia de 0,8% ou 3,7 terawatts/hora ano, o que resulta em algo como R$ 440 milhões/ano. Não há estudos pontuais que apontem valores e redução de consumo no Mato Grosso do Sul.