23 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Fechar as contas

“Quem tem que resolver é o governo” diz Cunha sobre orçamento com déficit de R$ 30,5 bilhões

A- A+

O presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB) afirmou na última quarta-feira (2) que quem deve resolver o problema do déficit de R$ 30,5 bilhões na proposta orçamentária de 2016 é o governo federal e não o Congresso Nacional. 

Segundo informações da Câmara Federal, Cunha, destacou que o controle da dívida bruta do País em relação ao PIB é mais importante do que ter déficit ou superávit. "Ter déficit não é o principal problema. O governo pode aprovar o Orçamento com déficit, eu sou favorável que se aprove o Orçamento como o governo mandou. Cabe ao governo encontrar as soluções, seja através do corte de gastos ou seja na forma de melhoria do ambiente para poder aumentar receita. Não cabe a nós fazermos isso", diz Cunha.

Já o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, negociou com lideranças os ajustes ao Orçamento. Ele negou informações de que o déficit poderia ser maior do que o anunciado. "É uma previsão que envolve um esforço do governo em uma receita com operações com ativos, com venda de terrenos, com vendas de participações não prioritárias por parte da União, e várias outras medidas administrativas", disse.