25 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Resenha Política/MS

Governo encerra semana com acordo de metas entre secretários estaduais

A- A+

O final do mês chegou com tudo na Assembleia Legislativa, desde a criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) até a contratação dos filhos do deputado estadual Rinaldo Modesto (PSDB), no TCE (Tribunal de Contas do Estado).

A CPI da Enersul ainda não foi oficializada na Casa de Leis, mas deverá acontecer nessa semana que se inicia, já que, na última quarta-feira foi publicada as assinaturas dos favoráveis no Diário Oficial da Casa e a oficialização acontece em até 48h, que completou ontem, dia que não há sessão.

Grande repercussão, foi o nome de Rinaldo Modesto, já que seus filhos, Felipe Nunes e Caroline Rosa, foram nomeados no TCE (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul), com altos salários sem prestar concursos. O caso causou indignação de aprovados no concurso do órgão que até hoje não foram convocados, além de ser repercutido nos corredores da Assembleia Legislativa e ser debatido na Câmara de Vereadores. Na quarta-feira, após repercussão negativa, os filhos do parlamentar pediram desligamento do Tribunal.

Também assunto da Casa, é o impasse entre agentes tributários e fiscais de renda. Um projeto de lei que muda a nomenclatura dos agentes, daria a eles atribuições de um fiscal. O projeto ainda não foi votado pois existe uma liminar da justiça. A mudança na nomenclatura, pode fazer com que, futuramente, agentes tenham as mesmas atribuições de fiscais, que realizaram concurso mais rigoroso. Caso aprovado, os agentes tributários passam a ser “Fiscais de Tributos Estaduais e Mercadorias e Trânsito”.

Já, Paulo Corrêa (PR), aproveitou para contar que sigla aposta em Edson Giroto para a eleição de 2016. O ex-deputado federal  atualmente está no Ministério dos Transportes, em Brasília. De acordo com Paulo, Giroto teve bom desempenho na última eleição e aparece nas pesquisas.

Metas: Reinaldo Azambuja, governador do Estado pelo PSDB, afirmou nessa semana que os secretários estaduais irão assinar contratos de metas no início de abril, que deverão ser realizadas durante o seu mandato e ressaltou que não pretende mudar nenhum secretário.

Também, em promessa, o governador disse, durante formatura dos Bombeiros Militares do Estado, que já autorizou a construção do novo Quartel de Comando do Corpo de Bombeiros e ainda autorizou a compra de um caminhão escada no valor de R$ 4 milhões para que acidentes em prédios altos sejam evitados. Garantiu também que o governo está trabalhando para trazer melhorias as forças de segurança, como na compra de equipamentos, dando estrutura de trabalho, além de reforçar a frota de viaturas.

E o que mais chamou atenção, foi o “Tereré com o Governador”, fórum que será destinado ao debate governador/servidores, que serão sorteados, para tratar de temas, também sorteados. O modelo do projeto é perguntas e respostas.