19 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Para Simone, urgência para retira da Petrobrás exclusividade do pré-sal é inoportuna

A- A+

“Avançar, sim .... Atropelar o futuro, jamais”, disse a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) ao criticar a urgência conferida ao projeto (PLS) 131/2015, do senador José Serra (PSDB-SP), que libera a estatal da função de operadora única do pré-sal e a desobriga da participação mínima de 30% dos blocos licitados.

Durante a sessão temática ocorrida no Plenário nesta terça-feira (30) sobre o projeto, Simone disse que não entendia o porquê da pressa em votar a matéria, sem que houvesse debate e votação nas comissões temáticas do Senado, como na Comissão de Constituição e Justiça e na de Assuntos Econômicos, por exemplo. O projeto foi apresentado em 19 de março e tramita com urgência, sendo encaminhado diretamente ao Plenário.

Simone ressaltou que não se deve tratar do tema de maneira açodada neste momento em que a Petrobras está fragilizada pelas denúncias da Lava Jato e tenta se reerguer.

“O projeto é inoportuno e inapropriado neste momento porque poderemos fragilizar ainda mais a empresa que está temporariamente fragilizada”, disse, enfatizando que não estava se referindo ao mérito, mas à pressa para a votação.

Para Simone, urgente é implantar as medidas econômicas necessárias para retomar o crescimento, conter a inflação, estancar o desemprego.

A senadora destacou que se trata de uma riqueza gigantesca do Brasil e que as alterações devem ocorrer com muito debate, responsabilidade, e equilíbrio.