Encontramos na música popular informações importantes para a vida, pois os sentimentos de tristeza, alegria ou decepção são expressos de diversas formas. Examinando detidamente as letras, podemos verificar o que está acontecendo não só na vida do autor naquele momento, mas também ter uma visão da própria vida. E desta forma, encontrando ressonância em outra alma humana, estabelecer o contato tão necessário com quem entende o que você está passando, e o melhor de tudo, de um modo artístico, o que por si só já é um grande prazer.
E na vida, o que buscamos é a felicidade, o bem-estar, e com certeza o sentimento de ser compreendido é a base de toda empatia que embasa as relações humanas. Hoje vamos ver a vivência de quem chega na terceira idade, exemplificada pela música “Estrada da Vida”, que traz uma certa percepção de o que se deve fazer de uma forma simples e clara, e talvez por isto tenha feito tanto sucesso.
“Nesta longa estrada da vida/ Vou correndo e não posso parar/ Na esperança de ser campeão/ Alcançando o primeiro lugar.” Ou seja, na vida moderna, vivemos como se fosse uma corrida de Formula 1, só paramos nos “boxes” para dar uma reabastecida e continuamos na correria do trabalho, e enquanto isto alimentação, sono, lazer, casamento, filhos e qualidade de vida vão ficando para trás, com grande perda de saúde física e mental.
“Mas o tempo cercou minha estrada/ E o cansaço me dominou/ Minhas vistas se escureceram/ E o final da corrida chegou.” Este verso ensina a não esquecer que não vivemos para sempre, uma hora esta corrida acaba, a velhice chega, ou a súbita doença, os sonhos que não se realizam.Temos de nos preparar para este momento.
“Este é o exemplo da vida/ Para quem não quer compreender/ Nós devemos ser o que somos/ Ter aquilo que bem merecer”. Então, para viver feliz, temos de planejar o futuro, ter metas a atingir, pois cada idade tem uma determinada cota de realização específica daquele momento: hora para estudar, trabalhar e aposentar; da mesma forma, repousar, relaxar e encontrar o significado da vida.