18 de abril de 2024
Campo Grande 17ºC

Agronegócios

Amigas concluem curso de classificação de grãos e conseguem emprego em multinacional

A- A+

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) tem capacitado mão de obra para as diferentes frentes do agronegócio. Mais do que isso, tem contribuído para eliminar grandes gargalos dos setores produtivos. Um exemplo claro dessa contribuição, é a história de três amigas que se capacitaram através do treinamento de Classificação de produtos de origem vegetal - soja e milho e atualmente trabalham na mesma empresa.

A história de amizade começou ainda na faculdade quando Gracielle Estevão da Cruz, Nyellen Costa Ferreira e Priscilla Ribeiro de Oliveira, se conheceram no curso de agronomia. Moradoras do município de Cáceres, perceberam que tinham interesses por áreas em comum, o que acabou as aproximando cada vez mais.

Viveram juntas toda a jornada da faculdade. Engenheiras agrônomas formadas, o desafio agora era ingressar no mercado de trabalho e a capacitação foi decisiva para a conquista do resultado. Nyellen conta que ficou sabendo do treinamento através do Sindicato Rural de Cáceres. "A gente já vinha participando de outros treinamentos do Senar-MT, mas o interesse principal sempre foi pelo de classificação de grãos, assim que surgiu a oportunidade não pensamos duas vezes".

Priscilla lembra ainda que o curso surgiu em um momento muito propício à contratação, tendo em vista a carência por profissionais capacitados na área e a época do ano. "O treinamento nos abriu a porta de entrada para o mercado, principalmente nesse período de fim de safra. Aqui no estado ainda há uma escassez de classificadores de grãos, fomos felizes na escolha do curso e da profissão".

Após o treinamento, as três amigas receberam uma proposta de emprego de uma mesma multinacional localizada em Nova Mutum, município a pouco mais de 450 km de Cáceres. Gracielle conta que o emprego na área era desejado pelas três há um tempo. "Com a proposta, vimos a oportunidade de crescer profissionalmente. Quando ainda estávamos no treinamento recebemos muito apoio da instrutora Tânia e isso foi primordial para que aceitássemos o desafio".

Atualmente Gracielle, Nyellen e Priscilla dividem a mesma casa e o mesmo emprego no município de Nova Mutum. A amizade que começou a ser construída ainda na faculdade, tem sido fundamental para concretização de muitos sonhos. Gracielle conta sobre a satisfação de trabalhar com que se gosta. "Estamos pensando no futuro, nos capacitar para sermos classificadoras oficiais. Vamos aproveitar a oportunidade ao máximo e agradecemos muito ao Senar-MT que teve participação importante na nossa história profissional".

CLASSIFICADOR DE GRÃOS - Este profissional tem a função de identificar os defeitos dos grãos de soja e milho e informar o nível de qualidade do produto que está chegando do campo e indo para a indústria. Com o trabalho desse profissional, o produtor consegue manter elevada a qualidade dos grãos produzidos nas lavouras.

Fonte: CNA Brasil