24 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

Criadores

Cavalo Crioulo tem crescimento de 10% em MS

A- A+

Mais uma vez o cavalo Crioulo apresentou crescimento em Mato Grosso do Sul. O estado, que vem ganhando espaço no cenário da criação da raça, teve uma elevação de 10,3% na manada, com 2.636 exemplares, configurando-se no maior rebanho no Centro-Oeste, região brasileira que teve alta 13,5% em 2015 conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

De acordo com o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos em Mato Grosso do Sul, Eduardo Coelho, a promoção e divulgação feita pelo núcleo por meio de leilões e eventos tem sido determinante para o sucesso da raça na região. Cita especialmente as provas de laço comprido como um dos destaques entre os criadores e usuários do cavalo. "Começamos a incentivar a prova de laço com prêmios. Tivemos dez etapas no ano com o apoio da ABCCC. Isto chamou a atenção para a raça", explica.

Coelho ressalta também o crescimento no uso do cavalo crioulo na pecuária de corte extensiva no estado. Com a habilidade e rusticidade do cavalo Crioulo no trabalho a campo, muitos criadores de gado tem buscado animais para compor plantéis nas fazendas. "É um cavalo com grande aptidão vaqueira. Com a raça aparecendo mais aqui em Mato Grosso do Sul, começou a despertar o interesse dos criadores", observa.

Todo o trabalho desenvolvido pelos criadores poderá ser visto nos dias 15 e 16 de abril na quarta Exposição Morfológica Passaporte de Campo Grande que ocorre no Parque Laucídio Coelho, sede da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), durante a 78ª edição da Expogrande. Os vencedores se classificam para a grande final da Morfologia que ocorre durante a Expointer, em Esteio (RS), no início de setembro. O julgamento ficará a cargo de Mauro Ferreira.

Também será promovido na sexta-feira, dia 15 de abril, o leilão Genética Aditiva, a partir das 20h30min, no Tatersal de Elite da Acrissul, com a oferta de 43 lotes de animais da raça Crioula