25 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

AGRO | ECONOMIA

Conheça mais do agronegócio, o motor da economia brasileira

É um setor econômico de extrema importância para o nosso país, que vem  ganhando cada vez mais espaço nas grandes pautas de  discussões

A- A+

Muito se fala sobre agronegócio e através de qualquer meio de comunicação chegam notícias,direta ou indiretamente, relacionados ao assunto. Assim como em todas as áreas, existem pessoas se posicionando contra ele, mas você sabe a importância real que ele tem para a economia brasileira?

É um setor econômico de extrema importância para o nosso país, que vem  ganhando cada vez mais espaço nas grandes pautas de  discussões, é a junção de inúmeras atividades que envolvem, de muitas maneiras, toda a cadeia produtiva agrícola ou pecuária.

Quais áreas são beneficiadas pelo agronegócio?

São muitas as áreas que o agronegócio impulsiona, a começar pela venda de máquinas agrícolas por exemplo, que envolve desde a sua fabricação, transporte e vendas, fazendo a economia girar. Esse setor existe há centenas de anos e foi evoluindo com o tempo em vários aspectos. 

No Brasil, nós temos como uma das linhas de frente a cana de açúcar, com maquinário específico como a colhedora de cana, algo que antes era inimaginável, hoje é sinônimo de tecnologia e praticidade.

Há também a parte dos insumos que abrange muitas áreas como: comercialização e fabricação de ração,adubo, fertilizante e investimento em se tornar uma  mão de obra especializada. 

O trabalho que o agropecuarista efetua, cultivando o solo, criando animais e independente do método utilizado ou a dimensão da área que ele atua, é chamado de produção, onde o produto agropecuário vai se transformar em subprodutos  e insumos para outros setores ou processos. Os produtos então são distribuídos até chegarem ao consumidor final, envolvendo transportadoras, distribuidores e comerciantes de todos os níveis.

Cenário atual

Por ser uma área de extrema importância, esse é um segmento que não para mesmo em meio a dificuldades. Este é um setor que apresenta bons resultados ao longo dos anos, crescendo de maneira visível, sendo considerado o protagonista quando se trata de ajudar na recuperação da economia brasileira. Se mostrou extremamente essencial em meio a pandemia, na produção e entrega de alimentos e energia, trabalhando à todo vapor para que uma fase tão difícil se tornasse mais leve.

Graças a tecnologia, os impactos ao meio ambiente têm se tornado cada vez menores, com a elaboração e criação de maquinários mais leves, mais eficientes que gastam menos combustível e trazem mais benefícios. Com ela também foram criadas maneiras de aproximar os produtores de seus clientes, estabelecendo um relacionamento virtual que possibilita,mesmo a distância,o desenvolvimento de novos produtos, o acompanhamento até mesmo da produção.

Além de ser considerado um motor da economia, agora passará a ser também um motor de recuperação econômica. Na esperança de alavancar o país, investimentos estão sendo feitos para aumentar a produção de alimentos e atender parte da demanda mundial que necessita de suprimentos, usando de estratégias para saciar necessidades sem impactar de maneira ruim o meio ambiente. Alternativas estão sendo criadas para alinhar informações, colaborando com uma produtividade de excelência, saciando a curiosidade e interesse daqueles que sempre se questionam da origem daquilo que estão consumindo e como foi produzido aquilo que compram.