24 de setembro de 2021
Campo Grande 36º 21º

Agronegócios

CURADORIA | Afinal, o que é ensino híbrido?

A- A+

Muitos de nós somos nativos do ensino presencial e olhamos com estranheza o aprendizado digital, aparentemente, tão diferente de como aprendemos.

Mas se há um ano, assistíamos a um FLA x FLU entre o ensino presencial e online, hoje, vivemos um amistoso entre os dois métodos com o Ensino Híbrido que nos apresenta às várias possibilidades de integração entre atividades presenciais e atividades digitais para a aprendizagem, visando à personalização do ensino e as melhores experiências no aprendizado.

Sabemos que as ferramentas digitais auxiliam nos processos de ensino e aprendizagem, mas somente seu uso não é suficiente, desta forma, nada melhor que a combinação do que há de melhor nos dois métodos de ensino.

No SENAR temos a experiência, desde 2015, com o Curso Técnico em Agronegócio que é realizado a distância e presencial, e seguindo o mesmo modelo, este ano iniciamos o Curso Técnico em Fruticultura.

Outras propostas estão em preparação, como o Curso de Horticultor Orgânico que terá atividades online, na Plataforma EAD do SENAR Rio de Janeiro - que inicia suas atividades em abril - e atividades práticas em propriedades de orgânicos do Estado acompanhando todo o processo de produção.

Para ter mais informações sobre estas experiências do SENAR com o ensino híbrido, entre em contato conosco.

O site das Escolas Disruptivas, comunidade de tecnologia educacional, traz um excelente artigo:  https://escolasdisruptivas.com.br/metodologias-inovadoras/ensino-hibrido-o-que-e-e-como-pode-ser-usado-na-escola/

E no livro Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação, encontramos a reflexão e a experiência de vários educadores e pensadores da educação sobre o tema.

Clique na imagem para baixar o pdf do livro.

Raquel Oliveira Lima

Possui graduação em Pedagogia, com especializações nas áreas de Administração e Supervisão Escolar e Planejamento, Gestão e Implementação de Cursos a Distância. Atualmente é pedagoga do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Coordenação Regional e Pedagógica do Programa de Ensino Formal. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino.

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin | TwitterYouTube

Fonte: CNA Brasil