18 de abril de 2024
Campo Grande 16ºC

Agronegócios

Instrutores credenciados ao Senar-MT se atualizam durante suspensão de cursos

A- A+

Encerrou nesta quinta-feira (15.04) uma série de capacitações técnicas para instrutores credenciados ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Ao todo, foram quatro formações online durante a primeira quinzena de abril.

A atualização de conhecimento foi realizada por empresas parceiras da instituição que atuam dentro dos Centros de Treinamento (CTs) de Sorriso e Campo Novo do Parecis. As multinacionais Baldan, Texa, Bayer e DG-Stark apresentaram novas tecnologias e esclareceram dúvidas sobre seus produtos

Foram convidados os instrutores de Formação Profissional Rural (FPR) das habilitações relacionadas aos treinamentos ofertados. Dentre elas estiveram: Aplicação de agrotóxico; Pulverizador: Autopropelido e Tratorizado; Aplicação Costal Manual; Operação e Manutenção em: Trator, Colheitadeira e de Semeadura; Classificação e Armazenagem de grãos, dentre outros.

Segundo o engenheiro agrônomo Wanderley Gusmão, o conhecimento beneficiará os alunos dos cursos do Senar-MT. "O público dos treinamentos é muito variado e com tantos lançamentos no setor, a capacitação nos dá base para melhorar o nosso desempenho como instrutores".

Para Cleber Muniz, instrutor credenciado em mecanização agrícola, a atualização é primordial e trará ganhos significativos. "As atualizações fazem com que alinhemos a nossa formação com a missão, visão e valores da instituição. É a chave do sucesso para manter um bom nível de treinamento", avalia.

Restrições - A sequência de capacitação para os instrutores visou aproveitar o período de suspensão total dos treinamentos do Senar-MT. A decisão de suspender as ações foi tomada em função do aumento de casos da Covid-19 no estado e também para cumprir os decretos municipais e estaduais que têm o objetivo de conter a disseminação do coronavírus.

"Estamos fazendo a atualização dos instrutores durante esse período de pausa para otimizar o tempo", destaca o coordenador da Equipe Técnica do Senar-MT, Wlademiro Neto.

A partir da segunda-feira (19.04), os cursos poderão ser retomados nos municípios que tiveram a classificação de risco alterada: de muito alto para alto. Atualmente somam 110 cidades. O retorno deve ocorrer após alinhamento de todos os parceiros envolvidos nos eventos.

Fonte: CNA Brasil