18 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Agronegócios

Mais de 5 mil visitas no 1º trimestre na regional de Uberaba

A- A+

Balanço do Sistema FAEMG/SENAR/INAES aponta que o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) promoveu 5.148 visitas na área da regional de Uberaba no primeiro trimestre de 2021. O escritório regional tem atuação em 44 municípios, com 38 entidades cooperadas. Nessa região, o programa atende 765 produtores em seis cadeias: avicultura, bovinocultura de corte e de leite, cafeicultura, fruticultura e olericultura.

Dentro do Programa FIP Paisagens Rurais, que oferece assistência técnica aos produtores inseridos na Bacia do Rio Tejuco, os resultados também são positivos. Entre janeiro e março, deste ano foram atendidos 951 produtores, da pecuária de corte e de leite. "Os números mostram que os produtores continuam recebendo assistência mesmo durante a pandemia. Os técnicos estão seguindo todos os protocolos de segurança para a prevenção à covid-19 durante o trabalho. As orientações são importantes para que os produtores continuem adequando as suas propriedades e evoluindo na produção", explicou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Caio Oliveira.

Mais de 270 cursos

No primeiro trimestre deste ano, a regional de Uberaba promoveu 274 cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social. Foram mais de 6.600 horas de aula para 2.974 pessoas. Os mais procurados no período foram de Mecanização Agrícola (Trator) e Defensivos.

Em março, com a implantação de medidas mais restritivas de circulação e a suspensão das atividades presenciais, aumentou a demanda por aulas virtuais ao vivo. Nessa modalidade, foram promovidos 55 cursos, com destaque para Gestão de Pessoas, Higiene e Conservação de Alimentos e o projeto piloto de Jogos Pedagógicos Virtuais. 

O escritório regional também promoveu cursos no seu Programa de Desenvolvimento Profissional - Machine Learning, capacitando 40 instrutores, 30 mobilizadores e 14 técnicos do ATeG e do FIP Paisagens Rurais, em diversas áreas de ocupação. Entre as entidades que mais organizaram cursos entre janeiro e março, destacaram-se os sindicatos de Tupaciguara, Campos Altos, Uberaba, Ituiutaba e Limeira do Oeste.

Fonte: CNA Brasil