23 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Febre aftosa

Meta é vacinar 9 milhões de cabeças de gado

A vacinação acontece em diferentes períodos em cada região do Estado

A- A+

O objetivo da campanha de vacinação contra a febre aftosa, no Estado, é imunizar aproximadamente 19 milhões de cabeças de gado, conforme o diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Luciano Chiochetta.

De acordo com ele a orientação do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) é reforçar a imunização para assegurar o status sanitário de Mato Grosso do Sul e garantir a participação nos mercados interno e externo da carne. O Estado tem o quarto maior rebanho bovino do Brasil e é o segundo em abate. São nove milhões de cabeças destinadas à indústria frigorífica por ano.

Neste ano a vacinação tem início na região da fronteira, já que é mais vilnerável. Nos últimos anos o Estado atingiu todas as metas de vacinação. Nessa região são disponibilizadas  vacinas aos pequenos criadores e a Iagro fiscaliza com rigor o trânsito de animais.

Na fronteira a vacinação teve início no dia 1º de abril e se estende até 15 de maio. Nessa área, os produtores têm até 1º de junho para fazer o registro do número de animais imunizados.

Na região do planalto, a vacinação acontece de quatro de maio a oito de junho. O registro deve ser feito até 23 de junho. Já na região do Pantanal, a campanha começa em quatro de maio e vai até 17 de junho, com prazo para registro até dois de julho.

Também é obrigatória em todo o Estado a vacinação contra a Brucelose para fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre três e oito meses, com a aplicação de uma única dose da vacina B19, em procedimento que deve ser realizado por um médico veterinário credenciado.

Em qualquer situação, os produtores têm até 15 dias após o fim do período de vacinação para fazer o registro pelo site da Iagro.