25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

MS inicia 2ª etapa da vacinação contra febre aftosa nesta terça

A- A+

A  vacinação contra febre aftosa começa nesta terça-feira (3) em Mato Grosso do Sul. A 2ª etapa da campanha de imunização será direcionada para regiões do Planalto e Pantanal. No planalto, o prazo para vacinar o rebanho termina no dia 07 de dezembro. Já na região do Pantanal, os produtores têm até o dia 20 de dezembro para concluir a imunização.

Na região de fronteira, a segunda etapa da vacinação iniciou no dia 13 de outubro e terminará no dia 27 de novembro. O calendário é diferenciado nas três regiões por determinação da Iagro – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, atendendo resultado de estudos epidemiológicos.

Hoje, o Estado  possui status de livre de aftosa, concedido pela OIE  – Organização Mundial de Saúde Animal, este status traz ao Estado oportunidades de negociações com o  mercado internacional, cada vez mais exigente no quesito sanidade animal. “Se hoje somos referência em sanidade animal, devemos isso ao produtor rural sul-mato-grossense que, com o seu perfil empreendedor, trabalha antenado e faz o dever de casa. 

Em Mato Grosso do Sul, o número de cobertura vacinal ultrapassa 97% do rebanho. O produtor rural tem até quinze dias após o término do prazo final de vacinação para fazer o registro junto ao site  Iagro.