19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

Perto do fim do prazo, MS tem apenas 5,2% de inscritos no CAR

De 80 mil produtores, apenas 4,2 mil já se inscreveram no cadastro

A- A+

Há menos de um mês do encerramento do prazo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), Mato Grosso do Sul tem apenas 5,2% dos mais de 80 mil produtores já inscritos no sistema. As informações são resultado de um levantamento feito pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Dos 4.212 produtores rurais que já realizaram a inscrição no CAR, 2.239 estão com os cadastros incompletos, 134 estão com algum tipo de pendência na prestação das informações e 1.839 estão com os cadastros completos.

Para tentar aumentar o número de inscritos, o governo do estado por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semade) estuda promover alguma iniciativa para mobilizar os produtores e conscientizá-los da importância do cadastro.

CNA

Apesar de próximo do prazo final para a realização do CAR, a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) defendeu na última semana e enviou aos ministérios da Agricultura e Meio Ambiente um pedido de prorrogação do prazo de inclusão das propriedades rurais no Cadastro Ambiental Rural. Com isso, o período pode ser estendido por mais um ano.

A CNA afirmou em comunicado que o seu posicionamento em relação à prorrogação do prazo se deve pelas preocupações das federações estaduais de agricultura e dos produtores rurais