28 de setembro de 2021
Campo Grande 36º 22º

Agronegócios

PNEFA: Plano Estratégico projeta MS para status livre de febre aftosa sem vacinação

A- A+

O Sistema Famasul, que integra a equipe executiva do Comitê Gestor do Plano Estratégico do PNEFA (Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa), vem atuando intensamente para desenvolver as ações que irão projetar Mato Grosso do Sul a uma nova condição sanitária: como área livre de febre aftosa sem vacinação. Esses avanços são temas do #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (16).

"A instituição está à frente de importantes agendas de formalização e compartilhamento de informações do programa, e de tudo que envolve sanidade e outras orientações para o setor. A Casa Rural foi sede do 1° e do 2° Fórum Estadual do Plano Estratégico do PNEFA, e participa diretamente da construção de projetos estruturantes que norteiam a atuação técnica", explica a analista técnica do Senar/MS, Fernanda Oliveira.

As principais ações para se conquistar o novo status sanitário, há mais de 3 anos, vêm sendo difundidas e pautadas nas diversas iniciativas da entidade, seja em eventos regionais e nacionais, seja em encontros e palestras técnicas realizadas no interior.

Há uma fundamental mobilização desenvolvida também por meio do presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, que é coordenador do Grupo de Trabalho de Sanidade Animal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Em 2019, Saito fez uma visita aos estados de Santa Catarina, Minas Gerais e Paraná para conhecer os modelos de gestão e os procedimentos adotados para a retirada da vacinação, além de participar de agendas para disseminar informações sobre o PNEFA.

Pensando em capacitar produtores, trabalhadores rurais e profissionais do setor quanto as medidas adotadas pela iniciativa, a Famasul lançou o Programa de Educação Sanitária e Saúde Animal. Desde o ano passado, mais de 500 pessoas receberam informações sobre saúde animal por meio deste programa que tem cooperação técnica da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de MS), SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária), e CRMV/MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária).

A agenda mais recente da iniciativa, realizada em fevereiro deste ano, reuniu coordenadores, supervisores e técnicos da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS em palestras ministradas por fiscais federal e estadual, atualizando sobre a situação do Plano Estratégico do Pnefa e as ações da Iagro. 

"Houve muitos avanços e teremos ainda mais. Estamos na fase de atualização dos técnicos de campo, supervisores e instrutores de cursos. Sempre que há novas legislações ou alterações de questões sanitárias no Brasil, repassamos por meio de circulares técnicas aos sindicatos rurais para que as informações cheguem aos produtores rurais. É um movimento dinâmico e contínuo", acrescenta a médica veterinária.

Nos boletins técnicos do Sistema Famasul você fica por dentro das principais informações da bovinocultura de corte no estado. Leia a matéria da editoria de #MercadoAgropecuário, sobre o PNEFA, publicada na segunda-feira (15).

Fonte: CNA Brasil