24 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Agronegócios

Senar mostra ações de campo do projeto Paisagens Rurais na Bahia

A- A+

Propriedade rural no Oeste da Bahia 

Brasília (25/03/2021) O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) apresentou o andamento das ações de campo do projeto Paisagens Rurais na Bahia em uma oficina virtual, na quinta (25), com a participação de representantes das instituições que atuam na iniciativa.

O projeto vai beneficiar quatro mil propriedades rurais da Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar.

No estado da Bahia, o coordenador de Programas do Senar/BA, Luciano Wanderley, explica que são atendidas propriedades rurais de pecuária de corte e de leite que compõem a bacia hidrográfica prioritária de Brejolândia, na região oeste da Bahia.

"Até meados de abril a nossa intenção é alcançar 700 propriedades rurais atendidas pelo projeto. Nesse momento, temos 598 estabelecimentos cadastrados que já receberam 1923 visitas técnicas campo desde agosto de 2020", destacou.

Wanderley ressalta que, mesmo com a pandemia do novo coronavírus e os desafios impostos pela necessidade de distanciamento social, o projeto Paisagens Rurais está avançando e já demonstra benefícios aos produtores atendidos.

Em um período de dois anos, os técnicos de campo da ATeG do Senar acompanham as propriedades rurais mensalmente, com orientações relacionadas à melhoria do gerenciamento rural.

Os produtores têm acesso a tecnologias que permitem o aumento de produtividade e adequações ambientais para a recuperação de áreas e pastagens degradadas, além das adequações para o cumprimento das obrigações legais.

Durante a reunião, o coordenador do projeto Paisagens Rurais no Senar, Rafael Diego da Costa, reforçou que a ATeG Senar oferece aos produtores ferramentas de gestão da propriedade rural. "Além disso, é disponibilizada a oportunidade de recuperação ambiental associada à atividade produtiva".

"Esse projeto é muito importante, pois permite ao produtor rural agir localmente e ter o benefício em toda a paisagem de forma mais global", conclui.

Sobre o Projeto

O projeto Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal (FIP em inglês) que são gerenciados pelo Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), Senar, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Embrapa.

Assessoria de Comunicação CNA

Foto: Wenderson Araujo

Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

Fonte: CNA Brasil