29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Agronegócios

Setor agropecuário investe em prevenção aos incêndios nas áreas rurais

A- A+

Em 69 cursos demandados por empresas ligadas ao agro, 824 colaboradores foram capacitados entre 2018 e 2020.

Em Mato Grosso do Sul, cada vez mais, as empresas ligadas ao agro vêm ampliando as ações de prevenção aos incêndios nas áreas rurais. Com esse objetivo, entre 2018 e 2020, o Sistema Famasul, por meio do Senar/MS, realizou 95 cursos, capacitando 1,1 mil pessoas, em 25 municípios. Do total, 69 cursos foram demandados por entidades que atuam na produção agropecuária. Este é o tema da editoria #MercadoAgropecuário desta segunda-feira (10).

De acordo com dados do Senar/MS, no período, do total de cursos solicitados por empresas do setor, 824 colaboradores foram treinados. "Essas empresas têm buscado, a cada ano, melhorar a sua estrutura e atuação para prevenção aos incêndios na área rural. As empresas do setor florestal, por exemplo, com o apoio do Sistema Famasul, lançaram este ano a 9ª Campanha de Prevenção aos Incêndios Florestais", avalia Clovis Tolentino, consultor técnico.

Ele adianta que, semelhantemente, entidades que participam do Comitê do Fogo de MS, no qual o Sistema Famasul também faz parte, lançam nesta semana uma campanha de prevenção voltada ao Pantanal.

De acordo com o consultor técnico, as usinas de cana, empresas florestais, propriedades que atuam com agricultura e pecuária, associações de produtores, empresas de pesquisa e até mesmos forças de segurança, vêm demandando o Senar-MS para qualificar sua mão de obra principalmente com os conceitos de prevenção aos incêndios.

"Um incêndio em áreas rurais traz prejuízos ambientais, sociais e econômicos. Diante disso, o investimento em qualificação e prevenção pode evitar a ocorrência destas situações. Práticas simples, como a construção de aceiros, destinação adequada do lixo e monitoramento podem contribuir significativamente com a redução dos focos. Todos estes conceitos são aprendidos nos cursos do Senar/MS", explica. 

Fonte: CNA Brasil