25 de abril de 2024
Campo Grande 30ºC

Incentivo

Avicultura e suinocultura terão programa de competitividade em MS

A- A+

O setor da avicultura e da suinocultura de Mato Grosso do Sul ganharão um programa de competitividade específico. A informação foi dada na manhã desta segunda-feira (1º) pelo governador Reinaldo Azambuja.Azambuja  reuni-se com representantes do setor para tratar, dentre outros assuntos, dobre a tarifação de energia, infraestrutura e sanidade animal em Mato Grosso do Sul. 

No encontro,   foram elencadas soluções para barateamento dos custos da energia elétrica, principal gasto dos setores para a produção, seguido pelos insumos e a mão de obra.O secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel informou que o governo do Estado tem priorizado  construir um “programa de incentivo e competição para a avicultura e suinocultura. “Fizemos um cronograma de reuniões e em março vamos lançar um Programa de Competitividade”, contou o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica”, disse.

Índices

De acordo com dados do governo estadual, o abate de frangos em Mato Grosso do Sul, em 2015, foi superior a 170 milhões de cabeças, perfazendo uma alta de 7,7% em relação a 2014. Conforme o levantamento,  o volume de vendas de carne de frango registrou pequena alta de 0,12%.

O rebanho de suínos passou de 1,3 milhão em 2014 para 1,4 milhão em 2015, com alta de 7,1%, segundo informações.Já as vendas de carne suína para o mercado externo foram menores,  passaram de 16,6 mil toneladas em 2014 para 14,6 mil toneladas em 2015, um declínio de 12%, conforme o governo do Estado.