19 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Banda Horse Society lança CD autoral no Barfly neste sábado

A- A+

Um grande show da banda Horse Society será realizado no dia 24 de maio, com músicas inéditas da banda, que lança seu primeiro álbum de músicas autorais, “The Year of the Horse”, a partir das 22 horas no Barfly. Além da banda Horse, a banda Bêbados Habilidosos também mostra seu blues na ocasião.

A Horse Society é formada pelos músicos João Ricardo Tognini (voz, guitarra e violão), João Pedro Tognini (guitarra solo), Paulo Netto (baixo) e Sandro Trindade (bateria), o grupo desponta em um cenário necessitado de música genuína, influenciados por referências de peso como Neil Young. O projeto inclusive herda de Young a força e a sonoridade apoiadas em guitarras distorcidas.

Mas a banda não se prende às canções “cover” e é isso que o disco “The Year of the Horse” quer mostrar. “Temos essa gana de mostrar nossa música, nossas influências, mostrar que existem músicos e bandas de rock de qualidade no Estado”, explica o vocalista João Ricardo Tognini.

Os ingressos para o lançamento do disco da Horse Society serão vendidos na loja Chilli Beans do Shopping Campo Grande e no Barfly por R$ 15 e R$ 25 incluso o CD. Para outras informações ligue 9279-5357 e 9211-4467.

Pai e filho

O projeto do que se tornou a Horse Society hoje começou em 2006, quando João Ricardo Tognini resolveu formar uma banda para tocar as músicas de seu ídolo, o cantor Neil Young. “Assim nasceu a ‘Cover Horse’, uma brincadeira com a banda ‘Crazy Horse’, que acompanha o Neil Young”, conta João Ricardo. A primeira formação da banda, ainda em 2006, contava com o músico Marcelo Rezende, atual baixista das bandas Bêbados Habilidosos e The Aristocats.

As atividades da banda acabaram sendo interrompidas em 2007 e retomadas em 2010, porém com um aditivo interessante: o novo guitarrista da banda é filho de João Ricardo. João Pedro Tognini, apesar da pouca idade, domina os solos da guitarra no melhor estilo rock anos 70.

“João Pedro já tinha escolhido na guitarra a sua grande paixão, e foi apenas uma questão de tempo para que ele pedisse para mudar do baixo para a guitarra... Com isso, a banda recrutou Paulo Netto, aluno de medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), para assumir as quatro cordas graves da banda, e hoje pai e filho dividem as guitarras da banda”, explica o vocalista.

Musicalidade universal

As letras da banda são em inglês, mas falam sobre diversos tipos de tema, incluindo a canção “Two Young Fellows”, que faz uma homenagem aos jovens Breno Luigi Silvestrini de Araújo, de 18 anos, e Leonardo Batista Fernandes, de 19 anos, que foram brutalmente mortos na Capital em 2012. A canção foi lançada em formato on-line no ano passado e também estará no disco da banda.

Outra canção interessante que integra o CD é “Challenges & Desires”, cujo vídeo será lançado virtualmente antes do lançamento oficial, e que, iniciada com um solo virtuoso de guitarra do jovem João Pedro, possui uma letra reflexiva sobre a capacidade humana de se desafiar. Quem quiser ver vídeos da banda, e sentir um gostinho do som feito pela Horse Society pode conhecer o vídeo da música “Vampire’s Paleness”, que já está no ar no Youtube e brinca com o conceito dos vampiros modernos.

A letra foi composta pelo próprio João Ricardo Tognini, que conta detalhes sobre a canção. “A música é uma sátira aos modernos filmes de vampiros, pois o refrão pergunta o motivo de serem tão pálidos se só tomam sangue. No final fazemos uma saudosa constatação de que os antigos faroestes dão muita saudade. Isso é acompanhado de um solo de guitarra todo baseado em temas musicais de antigos filmes de faroeste, inclusive com imagens de vários deles”, explica o vocalista.

O disco conta, ao todo, com dez canções inéditas, incluindo a que nomeia o CD e foi gravado e masterizado no estúdio do produtor Anderson Rocha.

 Dany Nascimento