19 de abril de 2024
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COMPORTAMENTO

Por que as pequenas ações são importantes do ambiente de trabalho

Somos todos responsáveis por definir a visão da empresa e criar um ambiente em que as pessoas possam fazer um ótimo trabalho

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Estamos todos conectados. Nossas ações têm consequências profundas nas pessoas e comunidades ao nosso redor. Isto é especialmente verdade no trabalho, onde passamos a maior parte do tempo. Suas ações - boas e ruins - afetam diretamente seus colegas de equipe e afetam o quanto o grupo coletivo é capaz de realizar. Pense nas palavras e ações de seu próprio chefe. Mesmo pequenas ações podem parecer enormes. Funciona como um efeito cascata.

Existe uma responsabilidade poderosa em saber que suas decisões e ações afetam os outros. O termo é amplamente utilizado, desde psicologia e sociologia até na macroeconomia e ciências da computação. Mas, no contexto do sucesso interpessoal no trabalho, ele descreve a reação em cadeia que você produz com suas palavras ou ações. É o efeito incremental e cumulativo que você tem sobre colegas de equipe, gerentes e clientes.

Somos todos responsáveis por definir a visão da empresa e criar um ambiente em que as pessoas possam fazer um ótimo trabalho. As decisões de cada colaborador e principalmente daqueles que ocupam cargos superiores impactam direta e profundamente a equipe, especialmente se as pessoas se sentem ou não apreciadas por suas contribuições.

Mas você não precisa ser um CEO (ou mesmo um gerente ou empreendedor) para reconhecer a influência que exerce. Toda decisão que você toma é consequencial - seja compartilhando uma ideia, expressando gratidão por um colega ou escolhendo dar crédito para que outra pessoa possa se destacar.

Mesmo um pequeno gesto como acolher um novo companheiro de equipe no primeiro dia pode ter um efeito real.

Muitos de nós subestimam (ou simplesmente desconhecem) como as pessoas ao nosso redor percebem nosso comportamento. Mas quando você é orientado por um propósito, pode dar uma contribuição positiva. Aqui estão algumas perguntas a serem consideradas antes de falar ou agir:

REALMENTE AJUDA?

Reflita se suas palavras ou ações melhorarão uma situação. Isso pode ajudar um colega de equipe que está tendo dificuldades em uma tarefa, compartilhando seu conhecimento ou simplesmente oferecendo suporte. Você também pode trazer intencionalidade para as conversas difíceis. Ao dar feedback, torne-o construtivo e esforce-se para dizer a verdade com bondade.

ISSO MULTIPLICA?

Você pode ampliar seu efeito cascata para que várias pessoas se beneficiem. Uma maneira potente de fazer isso é mentorear. Compartilhar sua experiência e conselhos, mesmo que informalmente, pode ter um grande impacto no sucesso futuro de alguém. E isso fica ainda maior quando essa pessoa eventualmente orienta outras pessoas, seguindo o seu exemplo.

FAZ TODOS CRESCEREM?

Todo mundo aprecia um gesto gentil ou positivo. Mas às vezes você precisa fazer perguntas difíceis às pessoas e desafiar suposições. A melhoria também exige honestidade – desafiar seus colegas de equipe a trabalhar duro e ampliar seu potencial.

ISSO DURA?

Reações rápidas requerem um mínimo de pensamento e esforço. Por exemplo, você pode reagir severamente no momento em que um colega de equipe comete um erro. Mas se você pode pausar e escolher uma ação a longo prazo, como pedir mais tarde para aprender sobre o erro, é possível que ambos aprendam uma lição duradoura.

É assim que você faz do mundo um lugar mais esperançoso, uma pessoa de cada vez. Porque, em última análise, esse é o legado que você deixa para trás. Se seu sorriso motiva um novo colega de equipe a fazer um excelente trabalho ou sua atitude ousada continua a inspirar um colega a agir, você tem a capacidade de afetar profundamente a vida das pessoas. É realmente verdade - estamos todos conectados.