25 de novembro de 2020
Campo Grande 34º 23º

HISTÓRIA

Templo para o futebol brasileiro, estádio do Maracanã completa 70 anos

Estádio foi construído para a primeira Copa do Mundo após a II Guerra Mundial.

O Brasil foi candidato único à sede da primeira Copa do Mundo após a II Guerra Mundial. Seria necessária, portanto, a construção de um novo estádio no Rio de Janeiro para abrigar oito jogos do Mundial.

Após vários debates políticos sobre onde ele seria construído, em 2 de agosto de 1948 finalmente foi lançada a pedra fundamental daquele que seria o maior estádio de futebol do mundo.

Em 665 dias de obras, levantou-se sob 60 pilares em formato de “Y” um gigante de concreto com 32 metros de altura e 317 de comprimento em seu maior eixo. Espaço suficiente para abrigar a crescente paixão do brasileiro pelo football.

Localizado no centro geométrico da cidade, local de acesso fácil por vários meios de transporte, o espaço pertencia ao Derby Club, onde foram realizadas corridas de cavalo até a década de 1920, quando perdeu espaço para um novo prado concorrente instalado na Gávea.

Ao longo dos anos, a cidade e o bairro cresceram. As mudanças não foram apenas nas vias e prédios, foi também cultural. A praça de esportes, inicialmente chamada de Estádio Municipal, tornou-se um ponto de encontro para os cariocas.

No aniversário do estádio, o Globo Esporte faz uma viagem ao longo das décadas que transformaram o templo do futebol em uma verdadeira casa para o torcedor. Você pode conferir a matéria completa no G1.