29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

ECONOMIA

Campanha Nome Limpo enfrenta cenário de 65% da população com contas em atraso

Ação começa no próximo mês e dura até 10 de dezembro em 11 cidades de Mato Grosso do Sul

A- A+

Empresas que possuem clientes devedores em seus sistemas têm até o dia 05 de novembro para buscar a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), e fazer parte de mais uma Campanha Nome Limpo, considerado o maior evento de recuperação de crédito de Mato Grosso do Sul. Com abrangência de 11 cidades de MS, a ação acontece entre os dias 03 de novembro até 10 de dezembro.

“As negociações realizadas por meio da conciliação possibilitam às empresas o recebimento e regularização dos créditos perdidos, a reativação de clientes antigos e, ainda, contribuem para o aquecimento do mercado para as compras de Natal, fazendo com que o dinheiro volte a circular na economia", afirma o presidente da ACICG, Renato Paniago.

Pela ACICG já foram realizadas 15 edições em Campo Grande, com mais de R$303 milhões devolvidos para as empresas participantes. Segundo divulgado pela Associação, a "Nome Limpo" - só em 2020 - recuperou mais de R$3 milhões em Campo Grande.

Das cidades participantes, a ação de conciliação acontece em Dourados, que abre os trabalhos, seguido de:

  • Três Lagoas,
  • Camapuã,
  • Naviraí,
  • Sidrolândia,
  • Itaporã,
  • São Gabriel do Oeste,
  • Maracaju,
  • Ponta Porã,
  • Nova Andradina e
  • Campo Grande.

Vale ressaltar que, em Campo Grande as conciliações ficarão concentradas para ocorrer de 6 a 10 de dezembro. Empresas que querem dar condições para seus clientes devedores quitarem seus débitos, podem entrar em contato com a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande e fornecer as informações necessárias.

Com ajuda de um conciliador capacitado pelo Tribunal de Justiça (TJMS), as audiências serão feitas por videoconferência, sendo que todos participarão de forma online, sejam os clientes ou representantes das empresas.

Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) fica localizada na Rua 15 de Novembro, 390, Centro. Contatos podem ser feitos presencialmente, pelo telefone (67) 99846-3135 (WhatsApp), ou pelo e-mail comercial1@acicg.com.br.

Conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada em outubro pela Fecomércio, o número de famílias que têm contas parceladas (endividadas) saltou de 64,7% - registrado em agosto, para 65,4% em setembro. Entretanto, a inadimplência esfriou, com 32,5% dizendo ter contas em atraso em setembro, contra a marca de 33,4% registrada em agosto. 

“Com a melhora do nível de empregos e retomada da economia, o consumidor consegue organizar melhor o orçamento, mas ainda assim é preciso avaliar o cenário com cautela, lembrando que em setembro do ano passado o índice de famílias que informavam que não teriam condições de pagar as dívidas era de 10,4%”, argumenta o presidente do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS, Edison Araújo.