19 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Economia

Câmara aprova urgência para votação da privatização dos Correios

A- A+
source
Privatização da estatal é uma das prioridades do governo federal
Reprodução: ACidade ON
Privatização da estatal é uma das prioridades do governo federal

A Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta terça-feira (20) o requerimento de urgência para a votação do projeto de lei que prevê a privatização dos Correios . Essa é uma das demandas econômicas prioritárias do Palácio do Planalto.

Ao todo, 280 deputados votaram a favor da urgência da matéria, enquanto 165 se posicionaram contra. Com a decisão, o texto será votado diretamente em plenário, sem passar pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS).

Embora aprovado o requerimento, ainda não há previsão para a votação da matéria.


Você viu?




A intenção de privatizar os Correios foi divulgada no fim do ano passado, mas esfriou nos últimos meses após o destaque dado aos impasses orçamentários. Em fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), para entregar o projeto de privatização do sistema postal do país.

Membros da oposição, no entanto, tentam travar a medida, pois enxergam a responsabilidade da distribuição postal no país como sendo do governo federal. Para embasar os argumentos, os deputados usam um artigo da Constituição Federal que trata exatamente deste tópico.