16 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

PAGAMENTO INSTATÂNEO

Começa hoje: Pix muda regras para transferências das 20h às 6h

Objetiva impedir casos de fraudes

A- A+

Hoje (04.out.2021) mudam as regras para trasnferências e operações feitas no Pix por pessoas físicas entre as 20h e as 6h. Segundo a medida, aprovada pelo Banco Central (BC), o limite será de mil reais e tem o objetivo de impedir casos de fraudes; golpes; sequestros e roubos noturnos. 

Vale ressaltar que contas de pessoas jurídicas não são afetadas por essa medida. Além disso, não só o Pix, como outros meios de pagamento, como transferências intrabancárias, via Transferência Eletrônica Disponível (TED) e Documento de Ordem de Crédito (DOC), pagamentos de boletos e compras com cartões de débitos também entram nas novas regras. 

Assim, a pessoa pode alterar os limites das transações pelos canais de atendimento eletrônico de cada instituição financeira, que devem oferecer a possibilidade de decidir os limites distintos de movimentação no Pix durante o período do dia e a noite, permitindo os limites mais baixos no período noturno. 

Porém, os aumentos serão efetivados de 24 horas a 48 horas após o pedido, ao invés de ser concedidos instantaneamente, como já era adotado por alguns bancos. Também será permitido o cadastramento prévio de contas que poderão receber Pix acima dos limites estabelecidos, para que seja mantido os limites baixos para as demais transações.

Ainda, o Banco Central definiu medidas adicionais de segurança para o sistema instantâneo de pagamentos, que passam a valer em 16 de novembro. Uma delas é o bloqueio do recebimento de transferências via Pix a pessoas físicas por até 72 horas. 

Ainda na 5ª feira (30.set.2021), o BC informou que 395 mil chaves PIX - de responsabilidade do Banco do Estado de Sergipe (Banese), foram vazadas. O Banco apontou que dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, não foram expostos. O caso está sendo apurado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).