19 de junho de 2021
Campo Grande 27º 14º

Economia

Concurso da PRF: justiça autoriza e provas estão mantidas; confira

A- A+
source
Concurso da PRF está mantido neste domingo (9)
PRF-BA/Divulgação
Concurso da PRF está mantido neste domingo (9)

O desembargador Francisco de Assis Betti, do Tribunal Regional da 1ª Região (TRF-1), derrubou a liminar que suspendia o concurso da Polícia Rodoviária Federal ( PRF ), e o concurso está mantido neste domingo (9). A prova, até então, tem 304.330 inscritos para 1,5 mil vagas . O salário proposto é de R$ 9,8 mil.

Ele atendeu um pedido  do governo , por meio da Advocacia-Geral da União (AGU). Para o magistrado, o governo tem autonomia para decidir sobre a questão.

O concurso havia sido suspenso devido a medidas de distanciamento por conta da pandemia do novo coronavírus

Para ele, a juíza que suspendeu o concurso "acabou se imiscuindo na própria competência discricionária de gestão e condução do certame, em prejuízo da organização e do planejamento administrativo e orçamentário realizados previamente pelo gestor público, frustrando, em última análise, a segurança jurídica que há de ser resguardada em situações da espécie, seja em relação aos inúmeros candidatos que se organizam para realização das provas, seja em relação à própria Administração". "Verifica-se, portanto, na espécie, em consequência da suspensão de concurso de alcance nacional, a hipótese de interferência do Poder Judiciário na organização administrativa da Polícia Rodoviária Federal e, por consequência, na execução de política pública de segurança no segmento específico de sua atuação", completou o desempargador.