24 de abril de 2024
Campo Grande 30ºC

Copom define hoje a taxa Selic

A- A+

Reunidos desde ontem (26), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) define hoje (27) à noite, sobre a manutenção ou não da taxa básica de juros, Selic. A reunião dita o rumo da economia interna, que analisa o comportamento do mercado financeiro, as finanças públicas, a inflação e o dólar, para avaliarem o percentual da taxa Selic, que atualmente está em 14,25% ao ano.

Com a retração do dólar, a desaceleração do consumo e por consequência a redução da inflação, o mercado financeiro aposta que o Banco Central mantenha a Selic em 14,25% ao ano, e se espera na segunda metade do ano o corte dos juros, por causa, entre outros, da recessão econômica. O IPCA acumulado em 12 meses cedeu de 10,36% em fevereiro para 9,39% em março e as projeções para a inflação deste ano cairam 0,59 ponto percentual.

Depois de atingir, em janeiro , o pico de 11,31% na taxa acumulada em 12 meses, a inflação vem desacelerando. Além do fim do impacto da elevação de preços administrados ( como energia e combustível), a queda do dólar tem contribuído para a diminuição dos índices de preços.