28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

Economia

Deepfake: homem de 50 anos se transforma em jovem mulher para bombar no Twitter

A- A+
source
Homem se transformou em mulher mais jovem para bombar no Twitter
Reprodução/Twitter
Homem se transformou em mulher mais jovem para bombar no Twitter

As  deepfakes  ainda engatinham e a  tecnologia usada para sua criação ainda tem muito a evoluir em um futuro próximo. Porém, muita coisa assustadora já pode ser feita com uso de aplicativos relativamente simples de usar e muita gente pode estar sendo enganada por elas.

No Japão, pelo menos 19 mil pessoas passaram por isso no  Twitter  ao seguir a conta @azusagakuyuki, que se passava por uma jovem entusiasta de motos velozes, mas, na verdade se tratava de um senhor de 50 anos usando esta tecnologia para mudar de rosto.

A farsa foi revelada no programa de TV japonês Monday Late Show, onde Zonggu, o verdadeiro dono da conta, contou todos os detalhes sobre como fez para criar seu personagem feminino. Segundo ele, foram usados apenas o  FaceApp , e algumas outras ferramentas de edição.

Você viu?

Zonggu lamentou aos produtores do programa que gostaria de ter um público cativo, mas não conseguia ter sucesso em suas postagens quando fazia as publicações como ele mesmo. "Ninguém vai acompanhar um homem normal de meia-idade, cuidando de sua motocicleta", disse. Para resolver seu "problema", ele decidiu transportar sua personalidade para um corpo mais jovem e atraente para alguns. "Primeiro, apenas tentei, depois ela acabou ficando bastante bonita", declarou o motociclista durante o programa.

Crescimento de 9.900%

E o plano deu mais que certo, o crescimento nas postagens de Zonggu foi de nada menos que 9.900%. "Eu consigo até 1.000 'curtidas' agora, embora normalmente fosse menos de 10 antes", disse o homem. "Me empolguei enquanto tentava torná-la mais bonita", completou.

Mas quem pensa que a revelação da farsa em um programa popular abalaria a popularidade de Azusa Gakuyuki, se enganou. Na data de exibição do programa, a conta, que ainda está ativa, tinha pouco mais de 19 mil seguidores, no momento, o perfil já se aproxima de 25 mil.