18 de abril de 2024
Campo Grande 16ºC

Economia

Designer cria caminhão de bombeiro 100% autônomo

A- A+
source
Caminhão de bombeiro autônomo capaz de se guiar até o local de incêndio sem precisar de um motorista para chegar ao local
Reprodução/Behance
Caminhão de bombeiro autônomo capaz de se guiar até o local de incêndio sem precisar de um motorista para chegar ao local


O designer industrial checo Daniel Pokorný desenvolveu a proposta de um carro de bombeiro autônomo, criado para responder com rapidez a um chamado e ao mesmo tempo funcionar como base de apoio para os bombeiros humanos.


Em sua página no Behance , Pokorný detalha como será o funcionamento do seu carro de bombeiro. Usando sensores LiDar, o veículo será capaz de se guiar sozinho para o local do incêndio sem a necessidade de um motorista.

Você viu?

Construído em torno de um grande tanque de água, o equipamento alimenta um canhão ligado a um braço robótico , comandado por meio de um sistema inteligente alimentado com dados de uma câmera térmica.


Com as chamas já controladas, o veículo pode liberar um par de drones exploradores, capazes de escanear o interior do edifício para identificar possíveis vítimas e também possíveis novos focos de incêndio .

Isso permite que os bombeiros humanos tenham um cenário tático traçado para o resgate de possíveis vítimas, sabendo inclusive as ferramentas que serão necessárias para a realização do trabalho.

Fonte: IG CARROS