20 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Saiba como economizar e pagar menos na conta de luz

A- A+

Desde janeiro deste ano, o fornecimento de energia elétrica passou a ser tarifado de forma diferenciada com implantação das Bandeiras Tarifárias, que permite ao consumidor saber antecipadamente se vai pagar mais caro ou mais barato pela energia consumida durante o mês.

Se você olhar com atenção sua conta de luz, irá perceber que ao redor do valor da fatura há uma marcação de colorida, que pode ser verde, amarela ou vermelha. Agora, você sabe o que significa cada uma dessas cores? É preciso estar atento e ficar de olho no calendário das Bandeiras Tarifárias para poder economizar.

Devido aos problemas de geração de energia que o Brasil tem enfrentado ao longo dos últimos anos, que, recentemente, ocasionou em alguns estados apagões, e também por conta das variações do custo de geração de energia, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu criar um sistema para incentivar o consumidor a economizar e garantir que as concessionárias não tenham prejuízo devido às constantes variações do preço da energia na fonte geradora.

A partir disso, surgiram as Bandeiras Tarifárias que são categorias de valores diferenciados conforme oscilação do custo mensal que muda conforme as condições de geração de energia.

A tarifa extra é cobrada apenas em estados ou regiões onde está mais caro produzir energia. Se na sua conta há bandeira verde, fique tranquilo que você não está pagando nenhum valor adicional. Caso venha marcada cor amarela, você pagará R$ 0,015 amais do valor normal para cada 1 KWH consumido. No caso da tarifa vermelha, o valor adicional para cada 1 KWH é R$ 0,03.

No caso de tarifas amarelas e vermelhas, especialistas alertam para necessidade de economia de energia. 

Aprenda a economizar

O MS Notícias reuniu algumas dicas para que você possa economizar energia.

Não acenda luz durante o dia, sempre apague luz depois de sair de um ambiente, use lâmpadas frias ao invés das amarelas, pinte paredes e teto da casa com cores claras que refletem mais luz, não demore no banho e desligue chuveiro enquanto se ensaboa, abra geladeira o menos possível, não guarde alimentos quentes na geladeira, desligue televisão e outros aparelhos antes de dormir, e ao passar roupa use ferro na temperatura adequada para cada tipo de tecido.

Para saber a Bandeira Tarifária de sua região em cada mês, consulte o link abaixo:

http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=758