29 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

Economia

Dólar recua 0,59% nesta quarta-feira; Ibovespa sobe

A- A+
source
Ibovespa opera em alta de 2,22% e volta ao patamar dos 116 mil pontos
DANIEL ROLAND / AFP
Ibovespa opera em alta de 2,22% e volta ao patamar dos 116 mil pontos

A expectativa de reajustes nas taxas básicas de juros nos Estados Unidos e no Brasil provocaram a queda  dólar nesta quarta-feira (17). A moeda norte-americana recuou 0,59%, cotada a R$ 5,58.

No início do pregão, o dolar apresentou valorização após o anúncio de crescimento de rendimentos nos títulos do Tesouro americana, que atingiram a marca de 1,66%. O aumento dos papéis provoca resistência de investidores em ativos mais instáveis e desvaloriza moedas emergentes, como o real.

No entanto, o Federal Reserve manteve a taxa de juros no país entre 0% e 0,25% ao ano. Analistas aguardam a entrevista do presidente o Banco Central norte-americano para acompanhar os efeitos na moeda no mundo.

A manutenção da medida se deve a aceleração da vacinação contra a Covid-19 e a aprovação de um pacote econômico emergencial de US$ 1,9 trilhão.

No Brasil, a taxa básica de juros deve ser reajustada nesta quarta-feira (17), o que mereceu atenção do mercado financeiro. Especialistas preveem aumento de 0,5% na Selic , o primeiro crescimento da taxa em cinco anos.

Analistas acreditam que o reajuste será para reduzir a inflação do país. De acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta quarta-feira, a previsão do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) seja de 4,4% em 2021 , acima da meta estipulada pelo Banco Central.  

Até o momento, a  Bolsa de Valores de São Paulo apresenta alta de 2,22%, com 116.549 pontos.