24 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Economia

Doria se reúne com autoridades chinesas interessadas em concessões, diz revista

A- A+
source
A 'filial chinesa' de Doria
O Antagonista
A 'filial chinesa' de Doria

A Crusoé apresenta o advogado Marcelo Braga Nascimento, que "comanda a 'filial chinesa' do Lide , o grupo empresarial fundado por João Doria em 2003, promovendo eventos pagos e reuniões entre empresários e agentes públicos na China e no Brasil, inclusive com o próprio governador e com seu vice, Rodrigo Garcia".

A reportagem informa que "a seção oriental do Lide fica com a receita das anuidades pagas pelas empresas filiadas (hoje são 30 companhias) e repassa uma parte do dinheiro à matriz do Lide, onde atua o filho de Doria, pelo uso da marca.

A mistura é flagrante. A Crusoé teve acesso a documentos que mostram alguns dos pagamentos recebidos pelo escritório em 2018, que vão de alguns milhares a 2,3 milhões de reais. Na relação, há empresas que possuem concessão de rodovias, uma empreiteira que venceu recentemente a licitação de uma obra do metrô do governo paulista e até pagamentos da TV Bandeirantes, que anunciou no fim de 2019 uma parceria com uma companhia de mídia chinesa em um evento que contou com a presença do próprio João Doria ().

Além das transferências feitas pelas empresas, o escritório do presidente do Lide China movimentou grandes quantidades de dinheiro em espécie, segundo o relato de um ex-funcionário que moveu uma ação trabalhista contra a banca justamente por fazer 'serviços particulares' para Marcelo Braga."

Assine a Crusoé e leia aqui a reportagem completa sobre os negócios da China , que incluem, claro, a vacina .

Leia mais em O Antagonista