28 de março de 2024
Campo Grande 30ºC

Economia

Elon Musk é acusado de "roubo de memes" na internet por criadores de conteúdo

A- A+
source
Criadores de meme dizem que Elon Musk, presidente-executivo da Tesla, usa materiais sem crédito de criação
Igor Shimabukuro
Criadores de meme dizem que Elon Musk, presidente-executivo da Tesla, usa materiais sem crédito de criação

O presidente-executivo da Tesla, fundador da SpaceX e futuro apresentador do programa "Saturday Night Live", Elon Musk , é um grande admirador de memes.

"Quem controla os memes controla o universo", tuitou o bilionário no verão passado. Ele chamou as piadas visuais de "arte moderna" e as compartilha regularmente no Twitter , onde tem mais de 52 milhões de seguidores.

Mas Musk não cria a grande maioria de seus memes . Em vez disso, ele os encontra online e faz com que outros lhe enviem seus favoritos. Às vezes, ele os compartilha sem citar suas origens.

Essa prática não é incomum. Muitas pessoas na internet compartilham memes de outras pessoas sem dar crédito aos criadores, em parte porque o crédito pode ser difícil de discernir.

Os memes dependem de reinterpretações de piadas, e nem sempre está claro onde eles começam.

Mas o fato de Elon Musk frequentemente roubar memes tornou-se, essencialmente, um meme em si mesmo. E isso nem sempre é visto como muito engraçado.

Propriedade intelectual

Para comediantes e criadores de conteúdo, os memes são uma propriedade intelectual valiosa.

Nick Noerdlinger, 23, diretor do site Meme Insider, observa que há implicações comerciais em dar ou negar crédito.

"Como a internet é tão vasta e ampla, o crédito é a única coisa que direciona as pessoas de volta para alguém que, em última análise, pode estar ganhando a vida com a plataforma", diz ele.

E acrescenta:

"Na economia dos criadores de conteúdo, sem o devido crédito, eles não seriam capazes de monetizar, de construir uma marca em torno de si e atrair um público."

Reação à prática

Nos últimos anos, as contas de memes virais que se monetizaram e conseguiram muitos seguidores publicando trabalhos de outros criadores sem crédito ou pagamento foram alvo de uma reação.

Quinn Heraty, advogada especializada em direito de propriedade intelectual , lembrou que em 2017 o rapper Ludacris foi processado pelo site LittleThings por postar uma ilustração do site em seu Instagram, sem dar crédito. (As partes depois chegaram a um acordo.)

"Se ele [Musk] está retirando o crédito da imagem e postando-a sem referência ao criador original, isso mostra que é algo intencional", diz ela.

Você viu?

Uso em marketing

Atualmente, quando uma marca usa um meme para fins de marketing, geralmente pede permissão para compartilhar a imagem e credita o proprietário. Em muitos casos, a marca também o compensa. Musk, que é um empresário de sucesso e uma marca pessoal independente, parece ser uma exceção.

"Em última análise, isso não é como roubar um roteiro de filme ou uma música inteira, mas espiritualmente é o mesmo tipo de coisa. Não é nada legal", critica Patrick Monahan, 37, um comediante e apresentador de podcast cujo meme foi compartilhado por Musk sem crédito.

A prática pode ser mais irritante para os criadores pelo simples fato de que Musk este ano foi brevemente o homem mais rico do planeta , de acordo com o Índice Bloomberg Billionaires.

Jamie Trufin, que tem uma conta de meme chamada @DogeCoinDaddy, disse que ficou desapontado quando Musk postou um de seus memes Doge em março sem crédito.

"Eu poderia ter conseguido algumas centenas de seguidores com isso", lamentou.

Vacinas e sexo

Em 2019, depois de enfrentar críticas por compartilhar obras de arte no Twitter sem crédito, o Sr. Musk inicialmente tuitou: "sempre dê crédito a todos". Então, ele inverteu o raciocínio: "ninguém deve ser creditado por nada", escreveu depois, sugerindo que "qualquer tolo pode descobrir quem era o artista em segundos".

Várias pessoas que tiveram seu conteúdo postado por Musk já pediram pagamento, seja em dólares, Teslas ou Bitcoin.

Miles Klee, jornalista que teve compartilhado por Musk um meme sobre pessoas vacinadas contra Covid aproveitando o verão para fazer sexo, adotou uma abordagem mais inovadora.

"Alguém pode me ajudar a fazer e vender um NFT  [token não fungível, recurso usado para autenticar obras digitais] de uma captura de tela de Elon Musk postando um meme de vacinados com tesão que fiz?", ele perguntou a seus seguidores no Twitter.

Alguém transformou o tweet em um NFT, que Klee conseguiu vender por mil dólares em Ethereum, uma criptomoeda.

Contatado por e-mail para comentar este artigo, o Sr. Musk respondeu com dois memes não creditados.