29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Economia

Exploração da Amazônia é sintoma de baixa produtividade, diz Guedes

A- A+
source
Guedes defendeu o desenvolvimento sustentável da Amazônia em reunião para o BID
Lorena Amaro
Guedes defendeu o desenvolvimento sustentável da Amazônia em reunião para o BID

Em vídeo gravado para a 61ª Assembleia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento ( BID ), que ocorreu nesta quinta-feira (18), o ministro da Economia, Paulo Guedes , disse que a exploração irregular de recursos da Amazônia é sintoma de uma economia pouco dinâmica. 

"O desenvolvimento sustentável da Amazônia deve ser parte de um esforço mais amplo de aumento de produtividade, melhoria da infraestrutura e do ambiente de negócios", disse o ministro. 

Guedes defendeu que a região seja vista como "real", com potencial de desenvolvimento, não como uma "abstração". A ideia do ministro é tornar a região econômicamente sustentável, baseando-se na bioeconomia. 

"O aproveitamento sustentável dos recursos florestais, seja para produção de madeira, seja para o turismo, gera renda e emprego para as comunidades locais e traz novos aliados para o combate aos desmatamento ilegal", destacou.

Além disso, não descarta a possibilidade de criação de um fundo para a Amazônia, proposta acolhida pelo BID e pelos países que também tem a floresta dentro de suas fronteiras. 

"Isso se converte em iniciativa mais ampla em favor do desenvolvimento sustentável da região. Inclusive, com a flexibilidade para a captação de recursos do setor privado", comentou.