29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Exportação de carne bovina de MS para Irã triplica em 2014

</div>
<div style="text-align: justify;">Para a gerente econômica do Sistema Famasul, Adriana Mascarenhas, a venda para  os iranianos, que ocupa hoje a quinta posição no ranking de países compradores da carne bovina de Mato Grosso do Sul,  representa uma
Para a gerente econômica do Sistema Famasul, Adriana Mascarenhas, a venda para  os iranianos, que ocupa hoje a quinta posição no ranking de países compradores da carne bovina de Mato Grosso do Sul,  representa uma
A- A+
As vendas internacionais de carne bovina in natura para o Irã acumularam 3,4 mil toneladas entre janeiro e abril deste ano, volume três vezes maior que as exportações registradas no mesmo período do ano passado, quando o mesmo país importou 1,1 mil toneladas da carne bovina sul-mato-grossense.  As informações constam no Informativo Casa Rural divulgado pelo Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária de MS, na última sexta-feira.
 1400696141
Para a gerente econômica do Sistema Famasul, Adriana Mascarenhas, a venda para  os iranianos, que ocupa hoje a quinta posição no ranking de países compradores da carne bovina de Mato Grosso do Sul,  representa uma excelente uma recuperação de mercado, já que em 2011 o Irã era o maior importador da carne bovina in natura do Estado, com 7,2 mil toneladas no primeiro quadrimestre daquele ano.  Os embarques internacionais para o Irã representam 6,7% do total contabilizado em 2014.
"É estratégico para o mercado sul-mato-grossense vender a diversos países. E o estreitamento com o mercado iraniano é uma conquista para a pecuária do Estado, considerando que o valor pago por eles é maior do que em outros países", ressaltou Adriana, tomando como exemplo as exportações de abril, quando o Irã pagou US$ 4,49 pelo quilo da carne, enquanto que a carne paga pela Rússia, maior importadora, apresentou média de US$ 3,97 o quilo.
Exportações totais
Entre janeiro e abril deste ano, os embarques internacionais da carne bovina in natura produzida em Mato Grosso do Sul totalizaram 50,4 mil toneladas, 19,7% a mais que em 2013, quando o volume exportado atingiu 42,1 mil toneladas. Mérito do pecuarista sul-mato-grossense na avaliação do presidente do Sistema Famasul, Eduardo Riedel. "O resultado comprova a eficiência do produtor rural que investe em tecnologia constantemente, por intermédio do melhoramento genético e do cuidado nutricional e sanitário dos bovinos", destacou Riedel.
Adriana Mascarenhas afirma que os números refletem o movimento do setor que é de demanda aquecida e oferta restrita. "Eventos como a Copa do Mundo prestes a acontecer no país aquecerão tanto o mercado interno como externo,  aumentando o desequilíbrio entre oferta e demanda, puxando para cima os preços do setor".
De acordo com os dados do Informativo Casa Rural, em abril foram abatidos 314,3 mil bovinos em Mato Grosso do Sul, 9,3% a menos que em abril de 2013, quando os abates somaram 346,7 mil cabeças.
Heloísa Lazarini com assessoria