18 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Economia

Facebook testa clone de Clubhouse com recursos de Instagram Live

A- A+
source

Tecnoblog

Facebook lança recurso concorrente do Clubhouse
Divulgação/Facebook
Facebook lança recurso concorrente do Clubhouse


O Facebook começou a testar a sua resposta ao Clubhouse . Conhecida como Hotline , a plataforma para conversas em salas de voz ganhou uma versão experimental aberta ao público nesta quarta-feira (7). O serviço, que traz recursos do Instagram Live e grava o áudio e vídeo das sessões, ainda não está disponível aos brasileiros.

A plataforma é uma iniciativa da equipe de pesquisa e desenvolvimento da rede social . O projeto é liderado por Eric Hazzard, conhecido por desenvolver o tbh, um app de perguntas e respostas adquirido pelo Facebook em 2017.

Você viu?

Segundo o site TechCrunch, o Hotline lembra plataformas como o Clubhouse e o Twitter Spaces . Ao acessá-lo, os usuários podem criar salas de voz, cuja interface é dividida em duas seções. De um lado, encontra-se quem está falando, mas com uma diferença: a pessoa também pode ativar a sua câmera, ao contrário do Clubhouse, enquanto fala.

A outra parte é voltada para os ouvintes. Nela, há uma parte que mostra quem está acompanhando da conversa e uma outra que apresenta as perguntas feitas pelos participantes, que podem ser realizadas por texto ou áudio. Os usuários também contam com a opção para reagir com emojis de aplausos, coração, risada e mais.

Os anfitriões contam com total controle da sala. Além disso, as conversas são gravadas automaticamente. Em outras palavras: ao final de cada sessão, o responsável recebe um arquivo MP3 (áudio) e outro MP4 (vídeo) com o conteúdo da conversa.

"Com o Hotline, esperamos entender como as perguntas e respostas multimídia interativas e ao vivo podem ajudar as pessoas a aprender com especialistas em áreas como habilidades profissionais, assim como ajuda esses especialistas a construir seus negócios", afirmou um porta-voz do Facebook .

O Hotline pode ser acessado através do navegador (hotline.co), mas a sua disponibilidade ainda é limitada. Ao acessá-lo no Brasil, o site retorna o seguinte aviso: "O Hotline não está disponível no seu país, mas estaremos em breve". Além disso, é preciso participar de uma lista de espera para utilizá-lo.

Até o momento, não se sabe se o Hotline, caso ganhe uma versão final, será lançado como um aplicativo independente ou será portado ao Facebook no futuro. Da mesma maneira, não há informações sobre a sua disponibilidade no Brasil .