19 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Economia

Google muda Busca para priorizar informações oficiais sobre Covid-19

A- A+
source

Tecnoblog

Busca do Google passa por mudanças
Unsplash/ Charles Deluvio
Busca do Google passa por mudanças

O Google está aprimorando seu buscador para ajudar pessoas que procuram por mais informações sobre a Covid-19 e a vacinação . A empresa ressalta que está destacando notícias relevantes publicadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), PAHO (Organização Panamericana de Saúde) e órgãos locais. O Google lembra que " coronavírus " foi o assunto mais pesquisado pelos brasileiros no ano passado.

Covid-19 e vacinação: as mudanças na Busca do Google

Ao acessar o buscador, os usuários encontrarão notícias sobre a pandemia "exibidas em carrosséis", também há mais espaço para informações da vacinação, como um painel com o número de doses aplicadas, percentual da população vacinada e outras estatísticas sobre o tema. A procura pelo imunizante aumentou no Brasil: em março, a busca cresceu 47% em comparação com fevereiro, mostram dados do Google Trends . Para encontrar essas informações, a pessoa pode digitar no buscador: "vacina contra a Covid-19" ou "vacina covid", bem como outros termos relacionados.

Você viu?

"Essa nova experiência na Busca contempla ainda painéis informativos sobre as vacinas de fabricantes que já foram autorizadas pelos órgãos públicos, com informações da OMS", diz a empresa.

Clicando no botão "Mais locais e estatísticas", você consegue visualizar notícias jornalísticas e um mapa com as informações de vacinação em cada país. A ferramenta também conta com um painel que mostra quantas doses foram aplicadas em cada estado brasileiro, mas, até a publicação desta notícia, o site informa que "não há dados". Ainda há detalhes de novos casos, mortes, testes realizados e mudanças na mobilidade.

Essa experiência mais ampla só está sendo liberada agora, mas o Google não disse porquê, e informou que "diante do novo cenário, a experiência na Busca foi sendo ampliada em um esforço constante e alinhado com a missão do Google de organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis para todos".