28 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Governo propõe novas regras para calcular salário mínimo

A- A+

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa disse hoje, que o governo vai propor ao Congresso Nacional uma nova regra para cálculo do salário mínimo, no período de 2016 a 2019.

De acordo com Barbosa, mesmo com eventual alteração, “continuará a haver aumento real do salário mínimo”. Segundo ele, a proposta será encaminhada ao Congresso “no momento oportuno”. Para este ano, vale a regra atual, e o salário mínimo foi reajustado para R$ 788.

Segundo a Agência Brasil, Barbosa defendeu as medidas do governo federal de alterar nas regras sobre pensão, auxílio-doença e seguro-desemprego. As mudanças ainda precisam ser aprovadas pelo Congresso Nacional. O novo ministro do Planejamento disse que o governo explicará e defenderá as propostas no Legislativo.

“São medidas que corrigem alguns excessos para que os programas continuem, e para viabilizar, por exemplo, a continuação da elevação real do salário mínimo”, disse, em entrevista após receber o cargo de sua antecessora, Miriam Belchior.

 Dany Nascimento