29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Geração de energia solar pode ganhar incentivos fiscais

A- A+

Com a aprovação do projeto de lei 317/2013, do Senado Federal pela  CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), que assegura o incentivo, equipamentos e componentes para geração de energia solar ficarão isentos do Imposto sobre  Importação

O autor da proposta, senador Ataídes Oliveira (PROS-TO), destacou que as usinas hidrelétricas vêm perdendo espaço na matriz elétrica brasileira, acrescentando que a geração termoelétrica passou a ser um recurso mais acionado que o desejável. Segundo ele, o resultado é o aumento da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

De acordo com a Agência Brasil, a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) prevê a construção de mais 31 empreendimentos de energia solar, com o Leilão de Energia de Reserva 2014, realizado no dia 31 de outubro.

O leilão atraiu investimentos de R$ 7,1 bilhões, que também serão utilizados em empreendimentos de energia eólica. Os de energia solar terão capacidade instalada total de 889,6 megawatts (MW) e os de energia eólica de 769,1 MW. Rio Grande do Norte e São Paulo foram destaque na oferta de projetos de energia solar.

Dany Nascimento