16 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Novembro apresenta queda de 1,5% na exportação de café de Uganda

A- A+

No mês de novembro, as exportações de café de Uganda devem recuar cerca de 1,5% devido ao atraso na colheita causado por chuvas intensas no leste e centro do país. Segundo a UCDA (Autoridade para Desenvolvimento de Café) país, a Uganda é o principal país exportador da commodity na África.

Em relatório, a entidade afirmou que os embarques devem cair a aproximadamente 260 mil sacas de 60 kg em novembro, abaixo das 264,1 mil sacas de igual período de 2013. As chuvas durante o período dificultaram a maturação e secagem do café. De acordo com o Portal do Agronegócio, as regiões central e oriental do país são responsáveis pela maior parte da produção da variedade robusta.

No mês passado, as exportações do país registraram alta de 9%, para 229,4 mil sacas, encerrando um período de três meses de queda. No entanto, o resultado ainda foi menor que o projetado, de 250 mil sacas.

Uganda pretende plantar 300 milhões de pés de café nos próximos três anos, em um programa de renovação das lavouras. O objetivo do projeto é aumentar a produção e exportação do grão, além de dar ao país maior espaço no mercado internacional de café. Atualmente, Uganda é o quinto maior exportador mundial da variedade robusta.

Dany Nascimento