16 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

O 13° salário para aposentados de MS é antecipado para próxima quinta-feira (24)

A- A+

Segurados da Previdência Social terão o 13° salário antecipado. Os pagamentos serão feitos a partir desta quinta-feira (24). De acordo com a Previdência, em Mato Grosso do Sul serão pagos R$ 142,6 milhões com a antecipação para aposentados, pensionistas e segurados que estão recebendo auxílio-doença.

Portanto, no Estado, serão 278.223 benefícios pagos e, no Brasil, o montante total será de R$ 16 bilhões. O pagamento acompanhará o calendário mensal, que prossegue até o dia 7 de outubro.

 Ainda de acordo com a Previdência, essa é a terceira vez que o adiantamento será depositado junto com os benefícios de setembro e a 10ª vez em que a antecipação é efetivada. Um decreto presidencial autorizou o adiantamento da primeira parcela da gratificação natalina no dia 4 deste mês.

Apesar de não estar prevista em lei, a antecipação é parte de um acordo que vem sendo cumprido pelo governo há nove anos. Para isso, segundo o ministro Carlos Gabas, o Ministério da Previdência Social e o Ministério da Fazenda buscaram uma “alternativa responsável” para manter a antecipação, já que as receitas federais passam por problemas.

Os depósitos começarão a ser feitos no dia 24 para os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, descontando-se o dígito. Os segurados que recebem acima do mínimo terão seus benefícios creditados a partir do dia 1º de outubro.

Valor da antecipação – A maior parte dos aposentados e pensionistas receberá 50% do valor do benefício, exceto quem passou a receber pela Previdência a partir de janeiro desse ano. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente.